Chá azul: O que é, benefícios e como preparar
O chá azul, também chamado de chá oolong, é utilizado há séculos na China e em Taiwan, e nos últimos anos está se consolidando como parte da medicina alternativa em outras partes do mundo. A bebida é preparada a partir de uma flor nativa da Ásia, chamada Clitoria ternatea, também conhecida como feijão-borboleta, fada azul e cunhã.
Benefícios do chá azul
É anti-inflamatório
O potencial antioxidante do feijão-borboleta é cientificamente comprovado. Portanto, sua eficiência no fortalecimento da imunidade pode prevenir diversas doenças, inflamações e infecções no organismo. Não só, inibe também problemas de pele, como acne e envelhecimento precoce, pois combate a ação dos radicais livres – causadores do estresse oxidativo.
Leia mais: Os melhores chás anti-inflamatórios e seus benefícios
É um corante natural
Sua forte cor azul não é apenas linda, mas pode ser útil. Ou seja, ela pode ser usada para colorir receitas (doces, pastas, arroz, cremes, pães e mais), além de poder dar cor para outras bebidas, como kombucha.
Leia também: Rejuvelac: Conheça a bebida probiótica e seus benefícios
Ajuda no controle da glicemia
Sua abundância em flavonoides e antocianinas (antioxidantes poderosos) não favorece apenas a imunidade, mas também auxilia no controle da glicemia, ou seja, no nível de açúcar presente no sangue. Portanto, é especialmente benéfico para pacientes de diabetes. Não só, o chá azul também ajuda no controle do colesterol, o que beneficia a saúde cardiovascular.
Favorece a saúde mental
Não só, a Clitoria ternetea é uma planta associada à saúde mental. Segundo um estudo realizado em universidades da Índia, o chá azul pode ajudar no tratamento da depressão e de outros distúrbios do humor.
Como preparar o chá azul
- 1 colher de chá de flores secas de feijão-borboleta
- 500 ml de água fervente
- Coe a bebida e espere ela amornar antes de ser servida
Leia também: Chá de bicuíba: Os benefícios da planta medicinal brasileira