Castanha d’água: Benefícios e como consumir
A castanha d’água é, apesar do nome, um vegetal tuberoso aquático. Muito consumida na Ásia, especialmente em receitas da culinária chinesa, ela ainda é pouco popular no Brasil. Elas podem ser ingeridas cruas, cozidas ou assadas e, por isso, fazem parte de muitos pratos saborosos.
Propriedades da castanha d’água
A castanha d’água possui sabor adocicado e textura crocante. Sua parte comestível, a semente, é repleta de nutrientes em sua composição. Sua colheita é feita quando a parte externa dela (a casca) apresenta a cor marrom. Entretanto, a semente possui cor branca.
Basicamente, é um vegetal aquático especialmente rico em minerais, como potássio e zinco. Ainda, é também lotado de vitaminas, a exemplo da vitamina B1 e da E. Além disso, é pouco calórico: 100 g da castanha possuem aproximadamente 97 calorias.
Benefícios da castanha d’água
Protege a saúde do coração
Ricas em fibras, são grandes aliadas da saúde do coração. Dessa forma, ajuda no controle do nível de colesterol no organismo e a regular a pressão arterial.
Leia mais: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes
Ajuda no controle do peso
Rica em minerais diretamente ligados à tireoide, ajuda a controlar possíveis distúrbios na glândula.
Leia também: Alimentos aliados do microbioma intestinal e da perda de peso
Desintoxica o corpo
Seja em sua forma crua ou cozida, é uma excelente forma de desintoxicar o corpo naturalmente. Na verdade, ela age no organismo como um pequeno tônico 100% natural, ajudando na remoção de toxinas ali presentes.
Ajuda no tratamento de diabetes
Não só, a castanha d’água não possui gorduras ou glúten em sua composição. Nesse sentido, seu índice glicêmico é baixo e não ocasiona grandes picos de açúcar no sangue. Por isso, ajuda na secreção de insulina e no controle dos níveis de glicose no sangue, o que pode ser benéfica para pacientes diagnosticados com diabetes.
Previne doenças
Ainda, é lotada de propriedades antioxidantes. Por isso, ajuda a combater a ação de radicais livre – o estresse oxidativo. Entre outros fatores, é o estresse oxidativo que provoca doenças como o câncer e o Alzheimer. Assim, é possível dizer que o vegetal aquático ajuda a prevenir doenças como essas.
Entre os antioxidantes presentes em sua composição é possível citar alguns muito poderosos: ácido ferúlico, epigalocatequina galato, catequina galato e outros.
Como consumir a castanha d’água
A princípio, ela pode ser encontrada à venda especialmente em lojas especializadas em produtos e comidas asiáticas. Restaurantes especializados nas seguintes culinárias também costumam incluir receitas com essa castanha em seu cardápio: filipina, australiana, chinesa e tailandesa.
- Chop suey – receita chinesa;
- Thab Thim Crob – sobremesa tailandesa;
- Curry;
- Saladas.