Capeba: Propriedades e benefícios da planta brasileira

Alimentação
03 de Julho, 2020
Capeba: Propriedades e benefícios da planta brasileira

A capeba é uma planta de propriedades medicinais também conhecida como paiparoba, catajé e aguascina. Ela é comum na região Sudeste e, graças às propriedades, pode ser usada de diversas maneiras, como aliviar dores e infecções.

Benefícios da capeba

Alivia dores no corpo

Ela é naturalmente antirreumática, ou seja, combate o reumatismo, nome genérico dado a doenças que atingem os ossos e os músculos, cujo sintoma principal é a dor. Por exemplo, a tendinite e, por vezes, dores nas costas são consideradas formas de reumatismo. 

Ajuda a desintoxicar o corpo

As propriedades da planta podem ajudar a desintoxicar o corpo. Sendo assim, por ser diurética, ela facilita a eliminação das toxinas pela urina. Por isso, ela é conhecida por “desopilar o fígado”, ou seja, ajuda em sua higiene e cuidado.

Leia também: Alimentos bons para o fígado

Atua no tratamento de infecções urinárias

A cistite é a infecção urinária que acontece na bexiga. Entre seus sintomas principais, a vontade frequente de urinar e a ardência ao fazê-lo, são os mais incômodos. Felizmente, as propriedades da planta medicinal podem não apenas aliviar esses sintomas, mas também ajudar a tratar a infecção. Por ser diurética, alivia o inchaço e a retenção de líquido.

Leia também: Suco de cranberry ajuda a combater infecção urinária?

Regula o ciclo menstrual

Ela pode ajudar a regular o ciclo menstrual. A desregulação do ciclo menstrual não é incomum e geralmente está ligada à questões hormonais. Além de consultar um médico especialista para entender a razão por trás disso, o consumo da capeba pode ajudar a melhor controlar o ciclo.

Leia mais: Como a TPM afeta a fome

Como consumir a capeba

  • Infusão
  • Cataplasma (folha cozida sobre a pele)
  • Pó das folhas
  • Chá

Cuidados no consumo da capeba

Em resumo, a capeba não deve ser consumida por mulheres grávidas ou em fase de lactação. Basicamente, entre os possíveis efeitos colaterais de seu consumo estão a ocorrência de diarreia, náuseas, febre, cólicas, tremores e mais.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental