Cânfora: O que é, benefícios e como utilizar
A cânfora é uma substância produzida naturalmente pelas plantas. Na forma de óleo, é mais conhecida por seu uso terapêutico, pois é naturalmente calmante, repelente, sedativa, analgésica e anti-inflamatória. Por isso, pode ser usada das mais diversas maneiras beneficiando a saúde.
Não só, ela também é aplicada na fabricação de produtos cosméticos e no alívio do estresse e da ansiedade.
Benefícios da cânfora
Alivia irritações na pele
É comum encontrar loções e cremes para a pele que contenham cânfora em sua composição, graças ao seu poder de aliviar irritações e coceiras. Além disso, também promove a aparência mais jovial da pele, recuperando seu viço. Por fim, possui propriedades antibacterianas e anti-fúngicas que protegem a pele e mantém infecções distantes, previnem o aparecimento de acne e tratam manchas e rugas.
Leia também: Alimentos que garantem uma pele saudável e lisinha
Alivia dores no corpo
Por possuir poder anti-inflamatório, combate dores de leves a moderadas.
Leia também: Óleos essenciais para combater dores de cabeça
Ajuda no tratamento de queimaduras
Além de prevenir acne e ajudar no tratamento de manchas e rugas, também pode ajudar no tratamento de manchas, mesmo as mais severas. Além de ser anti-inflamatória, ela é também calmante. Portanto, ao acalmar a pele, a cicatrização é acelerada e facilitada, como comprovado em um estudo da Universidade de Ciências Médicas do Irã.
Cânfora melhora a respiração
Ela alivia a dificuldade de respiração por vezes sentida durante um resfriado ou em casos de gripe. O óleo de cânfora age como um descongestionante natural. Além disso, combate a tosse e a insônia que também pode ser causada por um quadro de dificuldades respiratórias.
Leia mais: Melhores alimentos para o pulmão e que beneficiam a respiração
Como utilizar a cânfora
- Sobre a pele;
- Em massagens;
- Via oral – pequenas gotas;
- Pomadas, cremes e loções;
- Produtos cosméticos diversos;
- Para hidratar o cabelo.
Cuidados ao utilizar a cânfora
Quando mantida sobre a pele por tempo demais, pode causar irritação. Portanto, não deve ser utilizada em exagero ou por tempo excessivamente prolongado.