Cana-de-macaco: O que é, para que serve e como consumir o chá
A cana-de-macaco é uma planta medicinal também conhecida pelo nome de canarana, cana do brejo e cana-roxa. Ela é ótima para tratar problemas relacionados ao ciclo menstrual e à saúde dos rins, pois possui propriedades diuréticas e anti-inflamatórias. Ainda, ela faz parte da família Zingiberaceae, a mesma que a cúrcuma (açafrão-da-terra).
Propriedades da cana-de-macaco
A princípio, a planta, cujo nome científico é Costus spicatus, possui propriedades antioxidantes e que combatem inflamações no corpo. Por isso, ela pode ajudar a fortalecer a imunidade e evitar que doenças prejudiquem o corpo. Além disso, é diurética. Portanto, favorece a saúde dos rins e previne, por exemplo, a formação de cálculos renais (pedras nos rins). Também por ser diurética, ela ajuda a prevenir a formação de hérnias e evita a sensação de inchaço.
Leia também: Chá de quebra pedra: Benefícios da bebida
Benefícios da planta para a saúde
Alivia dores
Ainda, essa é uma planta de ação analgésica. Por isso, ela pode ajudar a aliviar dores, em especial as dores nas juntas, um sintoma típico da artrite, por exemplo. Ainda, essas dores podem ser um sinal de falta de vitaminas no corpo.
Leia mais: Arnica: Saiba mais sobre a poderosa planta medicinal
Melhora a respiração
Não só, essa planta pode ajudar a aliviar sintomas da gripe, da bronquite e de resfriados. Por isso, é excelente nesses casos.
Combate a cólica menstrual
No que diz respeito ao ciclo menstrual, a cana-roxa ajuda principalmente no combate das cólicas. Ainda, favorece o humor e pode aliviar a TPM e as dores de cabeça comuns desse período. Ajuda também a regular o ciclo.
Como consumir a cana-de-macaco
Por fim, a planta medicinal é, em geral, consumida na forma de chá. Seu preparo é simples. Mas, seu consumo deve ser feito apenas com indicação médica.
- Ferva 1 litro de água
- Adicione 2 colheres de sopas de folhas picadas da planta (encontradas à venda em lojas de produtos naturais)