Caminhada na gravidez: Entenda a importância
Apesar de haver muitas dúvidas, durante o período de gestação é essencial que as mamães realizem exercícios físicos com frequência. A caminhada na gravidez, por exemplo, é uma ótima opção. Isso porque a atividade ajuda a evitar o inchaço nas pernas, a melhorar o equilíbrio, a fortalecer os músculos dos membros inferiores e a contribuir para a manutenção saudável do peso.
De acordo com o American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG), é seguro continuar com a maioria dos tipos de exercícios na gravidez, desde que sua gestação esteja progredindo bem e você seja saudável.
Assim, caminhar é uma das atividades mais leves e fáceis de praticar. O ideal é que a caminhada na gravidez seja feita em um ritmo leve — principalmente no início da gestação.
Leia também: Gestação x corrida: É seguro correr durante a gravidez?
Quanto tempo uma mulher grávida pode caminhar?
Antes de iniciar a caminhada, é fundamental consultar um médico para realizar exames e entender se está tudo bem com a saúde da mãe e com a do bebê. Dessa maneira, após a avaliação médica, busque ter o acompanhamento de um educador físico.
Mas geralmente, o tempo de caminhada varia entre 15 e 40 minutos. Sendo assim, a caminhada na gravidez funciona da seguinte maneira:
- Ritmo leve: passo lento, correspondendo a cerca de 4km/h na esteira;
- Ritmo moderado: o passo pode variar entre 5 a 6km/h, permitindo falar naturalmente sem ficar ofegante.
Leia também: 9 mudanças no corpo e na mente durante a gravidez
Benefícios da caminhada na gravidez
Como já dito anteriormente, caminhar durante a gravidez traz várias vantagens não só para o corpo, como também para a mente. Portanto, veja abaixo os principais benefícios:
- Fortalece o sistema respiratório e o sistema cardiovascular;
- Fortalece o sistema nervoso;
- Aumenta a imunidade;
- Ajuda a fortalecer os músculos das pernas e do abdômen;
- Melhora o posicionamento da coluna, reduzindo as dores;
- Ajuda a sustentar melhor o peso do bebê.