Butirato: O que é e como beneficia a saúde do intestino
O butirato é um ácido graxo de cadeia curta (AGCC) que beneficia a saúde do intestino. Ele é sintetizado pela microbiota intestinal quando há quebra dos carboidratos não digeridos, como fibra alimentar e os amidos resistentes (prebióticos).
Assim, ele ajuda a garantir energia para o epitélio do cólon (intestino grosso), além de promover a melhor absorção de água e uma função imunológica mais fortalecida. Em suma, a principal função do butirato é impedir que a parede intestinal torne-se porosa, pois isso é sinal de uma comunidade microbiana desequilibrada. Sendo assim, ele garante uma parede intestinal mais firme. Para auxiliar nesse sentido, é importante ter uma alimentação rica em fibras e em alimentos prebióticos.
Leia também: Hábitos que atrapalham a saúde do intestino
Benefícios do butirato para a saúde
Menor risco de doenças intestinais
A presença de butirato na microbiota intestinal está associada a um menor risco de que doenças como o câncer de cólon apareçam. Ainda, segundo um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o ácido graxo pode atuar na prevenção da doença renal crônica (DRC) e da colite de exclusão, que também pode ser combatida pela curcumina, um composto principalmente presente na cúrcuma.
Leia também: Colite ulcerativa: Alimentos indicados para quem sofre da doença
Protege a saúde do coração
Indiretamente, a boa saúde intestinal garante a boa saúde cardiovascular. Basicamente, há evidências de que as relações entre dieta, inflamação, resistência à insulina e risco cardiometabólico são parcialmente mediadas pela composição de bactérias intestinais. Isso é o que demonstra um estudo realizado na Universidade de São Paulo (USP). Sendo assim, uma microbiota intestinal saudável influencia positivamente sobre a saúde do coração.
Leia mais: Quer um intestino saudável? Evite esses alimentos
Fontes de butirato para incluir na dieta
- Manteiga
- Frutas (maracujá, frutas vermelhas, tâmara e outras ricas em fibras)
- Aveia
- Grãos integrais
- Leguminosas
- Kefir
- Kombucha
- Rejuvelac
- Tepache