Broto de bambu: Propriedades e benefícios do alimento
O broto de bambu é consumido no Oriente há séculos, principalmente na culinária chinesa. Também chamado de takenoko, é altamente nutritivo e pode beneficiar muito a saúde. Na verdade, existem mais de 200 espécies de bambu, sendo a comestível (Phyllostachysaurea) apenas uma delas. Ainda, o broto de bambu é pouco calórico, rico em fibras e abundante em água.
Leia mais: Broto de feijão: O que é, benefícios e propriedades
Benefícios do broto de bambu
Combate a constipação
Apesar de também ser rico em vitaminas e minerais, seu principal e mais abundante nutriente são as fibras. Devido à abundância em fibras, o broto de bambu ajuda no funcionamento do sistema intestinal e, por isso, combate a prisão de ventre (constipação).
Protege o coração
Também é rico em vitaminas, especialmente a do complexo B (como a riboflavina, niacina e a tiamina), minerais e antioxidantes, os quais ajudam a assegurar a saúde cardiovascular. Ainda, possui uma quantidade relevante de proteínas, o que beneficia o coração. Entre os minerais contidos em sua composição, cálcio, fósforo e potássio são maioria. O potássio, em especial, auxilia no controle da frequência cardíaca e da pressão arterial, além de ajudar a diminuir o nível de colesterol no sangue.
Leia também: Comer tarde da noite pode comprometer a saúde do coração
Fortalece os ossos
Rico em cálcio, o broto de bambu ajuda a prevenir a osteoporose, ou seja, a condição em que os ossos se tornam frágeis. Portanto, ter uma dieta rica em cálcio garante que ossos mantenham-se fortes e saudáveis.
Leia mais: Melhores alimentos para a saúde dos ossos
Ajuda no emagrecimento
Por ser pouco calórico e rico em fibras, ajuda a potencializar o emagrecimento. Basicamente, sua ingestão atua em controlar o apetite, pois promove a sensação de saciedade, além de diminuir o inchaço estomacal, pois acelera o trânsito intestinal.
Como consumir o broto de bambu
- Saladas;
- Caldos e sopas;
- Refogado e cozido;
- Em conserva;
- Frito, assado ou seco, na forma de pó ou farelo.
Leia também: Broto de brócolis: O que é e benefícios