Brasil está entre os países que menos fazem exercícios físicos no mundo

Movimento
05 de Agosto, 2021
Brasil está entre os países que menos fazem exercícios físicos no mundo

Uma pesquisa realizada pela Ipsos analisou dados sobre a prática de atividades físicas em 29 países. Desse modo, foi descoberto que o Brasil tem a adesão mais baixa aos exercícios físicos: três horas por semana. Ou seja, metade da média global — que é de seis horas por semana.

O estudo foi feito online e contou com a participação de 21.503 adultos — sendo mil brasileiros — com idades entre 16 e 74 anos. Os dados da pesquisa foram colhidos entre 25 de junho e 9 de julho de 2021.

Sendo assim, os resultados foram surpreendentes. Os participantes do Brasil responderam que praticam exercícios físicos apenas 3 horas por semana, e 31% deles disseram que não dedicam nenhum tempo ao condicionamento físico. 

Os motivos pelos quais os brasileiros não praticam exercícios físicos são distintos. Entre eles: falta de tempo (32%), seguida pela dificuldade financeira (21%), falta de instalações ou academias nas proximidades (13%), falta de pessoas para fazer companhia (13%) e clima muito quente ou muito frio (8%).

Já os países que mais se dedicam à prática de esportes ou outras atividades físicas incluem, respectivamente: Holanda (12,8 horas), Alemanha (11,1 horas) e Romênia (11 horas). Por outro lado, os países que também estão entre os mais sedentários são Japão (3,3 horas) e Itália (3,6 horas).

Importância dos exercícios físicos

A importância da atividade física para a saúde física e mental já foi comprovada por inúmeros estudos. Com os exercícios, é possível ter diversos benefícios. Como aumentar a imunidade, melhorar o sistema cardiovascular, emagrecer, construir ossos fortalecidos, evitar os sintomas da depressão e da ansiedade, entre outros. 

Além disso, os exercícios físicos podem salvar cerca de 4 milhões de vidas por ano em todo o mundo. É o que diz um estudo feito pela Universidade de Cambridge, em Edimburgo, na Inglaterra.

A Organização da Saúde (OMS) recomenda que adultos aumentem o tempo de atividades físicas para 300 minutos por semana. Isto é, até uma hora de exercícios por cinco dias ou 40 minutos por sete dias.

Leia mais em: Exercícios físicos salvam cerca de 4 milhões de vidas por ano

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Bem-estar Movimento

4 exercícios que queimam gordura mais rápido, segundo pesquisa

Natação e musculação são alguns dos 4 exercícios que vão te ajudar a perder peso mais rápido. Veja outras opções

polichinelo
Bem-estar Movimento

Polichinelo: Benefícios e como fazer o movimento

Saiba mais sobre os benefícios do polichinelo e como fazer em casa

Bem-estar Movimento

Quando (e como) voltar a treinar depois de contrair dengue?

Voltar a treinar depois de se recuperar de uma dengue pode ser desafiador e exige alguns cuidados. Confira