O botox pode ser usado para o tratamento de dor de cabeça?

Saúde
21 de Fevereiro, 2022
O botox pode ser usado para o tratamento de dor de cabeça?

Entre os conhecidos remédios para dor de cabeça, um tratamento parece impressionar muita gente: o uso do botox. Pois é, principalmente em casos de enxaquecas (dores mais fortes e frequentes), a substância é uma opção eficiente para alliviar o desconforto.

Como o botox funciona para a dor de cabeça?

“A toxina botulínica pode ser usada para tratamento de enxaqueca crônica, e não de qualquer tipo de cefaleia“, explica a cirurgiã plástica Dra Larissa Sumodjo. “O mecanismo para a melhora dos sintomas não é totalmente esclarecido. Mas acredita-se que ela age em substâncias chamadas neurotransmissores, interferindo no estímulo da dor dos nervos periféricos até o cérebro. Assim, a toxina tem efeito na prevenção do episódio doloroso.”

Ou seja, esse tipo de intervenção não é o indicado para as dores de cabeça mais comuns e tradicionais, como aquela que você sente depois de um dia muito estressante ou no período menstrual — muitas mulheres relatam episódios de cefaleias nessa época do mês.

Para usufruir do tratamento é preciso, primeiro, um diagnóstico de enxaqueca crônica. Em segundo lugar, também é necessário ser maior de 18 anos. Importante notar que esse tipo de enxaqueca tem uma característica bem específica e acontece em, pelo menos, 15 dias no mês, trazendo uma condição incapacitante para o paciente — pense como seria passar metade de um mês com dores de cabeça insuportáveis. Esse é o caso aqui.

Leia também: Ingredientes naturais que valem por um botox

Quais as vantagens do tratamento com botox?

Para a médica, a experiência clínica, isto é, com os pacientes e a aplicação da substância, tem mostrado uma melhora na qualidade de vida das pessoas que sofrem com enxaqueca. “Existe uma diminuição do número de episódios, de sua duração e também da severidade dos sintomas”, explica.

Ainda assim, é preciso atenção: os efeitos adversos desse tratamento, via de regra, estão associados à própria injeção, como dor, inchaço e pequenos hematomas. Fora isso, o tratamento também não está liberado para gestantes e mulheres que amamentam.

Outro ponto a ser considerado é que o efeito da toxina botulínica dura, aproximadamente, 12 semanas, sendo que nas primeiras é possível notar melhora dos sintomas. O tratamento deve ser individualizado, mas a boa notícia é que não existe um número de aplicações indicado — se houver melhora, as aplicações podem continuar, desde que, claro, sejam feitas por um profissional capacitado e o paciente receba acompanhamento médico.

Fonte: Larissa Sumodjo, cirurgiã plástica.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas