Chá de boldo-do-chile: Para que serve o remédio caseiro
O boldo-do-chile, ou simplesmente boldo, é uma planta medicinal utilizada como remédio caseiro há muitos anos – o popular chá de boldo. Encontrado por toda a América Latina, possui ricas propriedades que beneficiam especialmente o estômago e o fígado. Entre elas, flavonoides (antioxidantes) e alcaloides.
Graças às substâncias químicas, ao ser ingerida, essa erva aumenta a produção de urina, ao mesmo tempo em que combate o crescimento bacteriano e estimula a produção de suco gástrico no estômago.
Porém, é importante compreender que existem várias espécies diferentes de boldo. A mais popular é chamada boldo-do-chile. Mas tem também o boldo nacional, o boldo-da-terra ou o boldo-de-jardim, com galhos longos e folhas grandes e aveludadas, que também oferecem benefícios.
Chá de boldo-do-Chile: Para que serve
Facilita a digestão
O chá de boldo é conhecido por ser ótimo aliado do estômago e do intestino, pois facilita a digestão, sendo assim, é benéfico para a saúde da flora intestinal. Da mesma maneira, ameniza possíveis dores de barriga e facilita a digestão de gorduras.
Chá de boldo é terapêutico
Além de agir como analgésico, o boldo pode ser utilizado para fins terapêuticos. É possível usá-lo em banhos de imersão, assim, seu cheiro é capaz de amenizar o estresse, bem como os sintomas de depressão e ansiedade.
Leia também: Como o estresse atrapalha a digestão
Ameniza diversas dores
Além de poder amenizar dores de barriga, o boldo-do-chile ajuda a amenizar dores de cabeça e qualquer mal-estar relacionado ao fígado. Da mesma forma, pode ser utilizado no tratamento de litíase biliar, gota, obstipação, cistite, flatulência e suores frios.
Como consumir o boldo-do-chile
Geralmente, é consumido na forma de chá, feito a partir de suas folhas quando secas. Não só, é possível encontrá-lo em cápsulas, para uso medicinal. Também, tem fins terapêuticos.
Cuidados no consumo do boldo-do-chile
É preciso ter moderação na hora de tomar o chá de boldo-do-chile. A princípio, quando ingerido em excesso, pode causar desconforto estomacal, mal-estar, vômitos e diarreia. Em casos mais graves, também pode provocar aborto e problemas no sistema nervoso.
Portanto, não é recomendado beber mais que 3 xícaras por dia.
Chá de boldo melhora os sintomas de coronavírus?
Antes de mais nada, é importante observar que atualmente não há cura e nem tratamento eficaz para o COVID-19. Portanto, não há nenhuma medida preventiva além do distanciamento social e práticas de higiene adequadas para impedir o desenvolvimento desta doença.
Leia também: Receitas para fazer com as crianças durante a quarentena
Assim, o chá de boldo, por si só, não tem o poder de curar sintomas do coronavírus. A planta, no entanto, é fonte de vitamina C, cujo consumo é sempre recomendado para aumentar ou manter a imunidade no corpo. Mas, não para curar diretamente o novo coronavírus.
Além disso, é preciso ter moderação na hora de tomar o chá de boldo-do-chile. A princípio, quando ingerido em excesso, pode causar desconforto estomacal, mal-estar, vômitos e diarreia. Em casos mais graves, também pode provocar aborto e problemas no sistema nervoso.
Por fim, o que se recomenda é uma alimentação saudável e equilibrada, repleta de frutas, vegetais e grãos integrais, para que a saúde fique adequada em tempos de combate ao vírus.