Biscoito de arroz: É saudável? Conheça mais sobre o alimento
O biscoito de arroz se tornou um lanche popular entre quem deseja pegar leve entre as principais refeições. Mas, será que ele é realmente uma opção saudável?
Feito a partir de arroz prensado, ele é geralmente substituto para pão e bolachas. Embora variedades com sabor estejam disponíveis, o tipo mais básico é feito apenas com arroz e, às vezes, sal. Como era de se esperar, eles não têm muito sabor por conta própria.
Por sua composição, não possui um valor nutritivo chamativo. Uma unidade oferece:
- Calorias: 35
- Carboidratos: 7.3 gramas
- Fibra: 0,4 gramas
- Proteína: 0,7 gramas
- Gordura: 0,3 gramas
- Niacina: 4% da ingestão diária de referência (IDR)
- Magnésio: 3% da IDR
- Fósforo: 3% do IDR
- Manganês: 17% da IDI
Eles também contêm quantidades mínimas de vitamina E, riboflavina, vitamina B6, ácido pantotênico, ferro, potássio, zinco, cobre e selênio. Já o teor de sódio depende de serem salgados ou não.
Valor calórico do biscoito de arroz
Um biscoito de arroz tem 35 calorias – principalmente a partir de carboidratos, o que pode ser uma vantagem quando comparado ao valor calórico de um pãozinho. Por exemplo, uma fatia (28 gramas) de pão integral leva 69 calorias. Portanto, substituir duas fatias de pão por duas unidade de biscoito de arroz economizaria 68 calorias. No entanto, além de ser difícil se manter em apenas duas unidades, você também perderá 3 gramas de fibra e vários nutrientes.
De fato, grama por grama, os biscoitos de arroz têm mais calorias – cerca de 210 em uma porção de 56 gramas, em comparação com 138 no pão integral.
Leia também: Como fazer escolhas alimentares saudáveis estando exausto
Pode aumentar o açúcar no sangue?
É importante ressaltar que o consumo deste alimento pode aumentar o açúcar no sangue. O índice glicêmico (IG) é uma medida da rapidez com que um alimento aumenta seus níveis de açúcar no sangue. Assim, o biscoito de arroz tem uma pontuação superior a 70 – que é considerada altamente glicêmica. Independentemente disso, eles são principalmente carboidratos com muito pouca proteína e fibra para retardar o efeito desses carboidratos no açúcar no sangue.
Como consumir
O biscoito de arroz é baixo em calorias, bem como fibras e proteínas. A maioria das calorias vem de carboidratos. Portanto, combiná-lo com proteínas e fibras pode equilibrar seu efeito potencial no açúcar no sangue.
Por isso, tente consumi-los com:
- Homus, pepinos e tomates fatiados;
- Creme de queijo, salmão defumado e pepino fatiado;
- Manteiga de amêndoa e morangos fatiados;
- Guacamole e queijo fatiado;
- Peru e tomate fatiado;
- Salada de atum e aipo;
- Tomate, manjericão e mussarela.