Bioimpedância: Entenda o que é e como funciona
Se o seu desejo é emagrecer ou ganhar massa magra para definir o corpo, saiba que, antes de qualquer coisa, é necessário entender a sua composição corporal. Dessa maneira, a forma mais simples e fácil de fazer esta verificação é por meio da bioimpedância.
A bioimpedância é um teste que tem como objetivo analisar a composição corporal, indicando a quantidade de água, músculos e gordura. O corpo é composto por cerca de 60% de água. Portanto, a própria composição corporal gera a precisão do teste de bioimpedância.
Além disso, os elementos detectados no teste podem auxiliar nas dietas, exercícios e até sinalizar questões de saúde. Por exemplo, a medição da quantidade de água, pode mostrar uma necessidade de maior hidratação.
Assim, a bioimpedância é utilizada especialmente em academias e como complemento em consultas de nutrição para avaliar os resultados de um plano de treino ou dieta, por exemplo. Você pode fazer o teste a cada 3 ou 6 meses para comparar os resultados.
Diferença entre bioimpedância e IMC
Entre as maneiras de medir a composição corporal e entender se você está dentro do “peso saudável”, existe o Índice de Massa Corporal, também chamado de IMC.
O cálculo é feito através do peso em quilos dividido pela altura em metros ao quadrado (IMC = Kgs / altura²). A partir disso, uma IMC com resultado a partir de 25 já é considerado sobrepeso e, acima de 30, já é considerado obesidade.
Contudo, ao contrário da bioimpedância, o IMC não leva em consideração a composição do corpo. Ou seja, o quanto de gordura ou músculo a pessoa tem.
Leia também: IMC feminino e o masculino: Existe diferença entre eles?
Contraindicações
É importante ressaltar que a bioimpedância não é recomendada para todos. Dessa forma, esse exame é contraindicado para pacientes com marca-passo, pois o sinal emitido pelo aparelho de bioimpedância pode interferir no marca-passo. Além disso, o teste não deve ser realizado em gestantes.
Como funciona
Para realizar o teste de bioimpedância, a pessoa deve estar em pé e descalça em uma balança desenvolvida especialmente para o teste, feita com placas de metal.
Além de pisar em um sensor da balança, a pessoa segura duas hastes que auxiliam na captura das informações por meio de correntes elétricas indolores que passam por todo corpo.
A gordura e os ossos possuem pouca água, o que dificulta a passagem da corrente. Por isso, o aparelho calcula o valor que indica a quantidade de massa magra, gordura e água.
Por fim, é possível contabilizar o peso, massa magra, percentual de gordura, água e como essa divisão está presente no corpo.
Leia também: Como calcular o IMC