Bicicleta: O que você precisa saber antes de começar a pedalar

Movimento
24 de Setembro, 2019
Bicicleta: O que você precisa saber antes de começar a pedalar

Quer fugir do sedentarismo, ganhar mais saúde e, de quebra, conquistar um corpo mais definido? Então, vá de bicicleta.

Incluir as pedaladas na sua rotina traz inúmeros benefícios. Como atividade aeróbica, ajuda, por exemplo, a prevenir diversas doenças, entre elas obesidade, colesterol alto e hipertensão – que pode levar a problemas cardíacos. Regula ainda a pressão arterial e as taxas de triglicérides. 

Mas os resultados positivos vão além: o ciclismo é ótimo para trabalhar questões emocionais, pois relaxa e combate o estresse. E, se você quer emagrecer, o esporte também é interessante, pois queima calorias e tonifica os músculos.

Todo mundo pode pedalar?

“A bicicleta é indicada como esporte para qualquer pessoa, desde que ela seja liberada por um médico. Hoje em dia, muitas pessoas acabam sentido dores, especialmente nos joelhos. Sem a liberação profissional, essa atividade pode não ser adequada para esse público. É um exercício com predominância dos membros inferiores e com movimentos cíclicos que exigem bastante da articulação”, adverte Luan Rodrigues, gerente do departamento técnico do grupo Bio Ritmo.

O tempo de duração da atividade varia muito. Isso porque cada pessoa tem um nível de condicionamento, que sempre deve ser respeitado para evitar lesões. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 minutos de exercícios por semana – e você pode escolher a melhor forma para cumprir a meta. 

“O ideal é nunca ficar longos períodos sem fazer algum tipo de atividade física para não perder o ritmo e os resultados já conquistados. Se precisar ficar em repouso, ao retornar, não queira compensar logo de cara os dias que ficou parado”, lembra Luan. 

Leia também: Spinning: Emagrece e define pernas e bumbum

Principais benefícios da bicicleta

Pedalar proporciona uma série de resultados positivos. Além da melhora do condicionamento físico, auxilia no retorno do sangue ao coração, fortalecimento muscular para membros inferiores, controle de doenças crônicas e traz uma sensação de bem-estar para o corpo todo.

Você pode aproveitar todos esses benefícios ao optar por praticar apenas o ciclismo, mas Luan avisa que o ideal seria mesmo mesclar com outras atividades. “Seria interessante fazer outras coisas também, principalmente, a musculação. Realizar um trabalho de fortalecimento muscular é interessante porque ajuda a evitar dores articulares comuns no quadril e joelho, e dá mais força nos dias em que for pedalar.”

Pedalar na rua ou na academia?

Na hora de escolher a melhor forma de incluir o ciclismo na sua rotina de exercícios, você tem duas opções: pedalar na rua ou na bike ergométrica. 

As principais diferenças entre as duas versões dizem respeito às variáveis do treinamento. Quando você pedala indoor (ergométrica), consegue controlar de forma mais precisa a intensidade do exercício, o ritmo, a carga.

Já se você preferir encarar as ruas ou um parque, verá que a demanda por equilíbrio corporal é muito maior. Isso sem contar que, na maior parte do tempo, você ganha um aliado: o visual do ambiente ao seu redor. Esse pode ser um privilégio extra da bicicleta. Só precisa redobrar a atenção com a segurança quando for pedalar ao ar livre. 

Leia também: O que queima mais calorias: exercício aeróbico ou musculação?

Bicicleta para emagrecer

O gerente da Bio Ritmo ressalta que, assim como toda atividade física, a bicicleta também pode auxiliar no emagrecimento. “Pedalar aumenta o gasto calórico, melhora a utilização de gordura como fonte de energia, eleva a capacidade cardiorrespiratória e gera fortalecimento muscular.” 

Em média, uma hora de bike, em um ritmo leve, pode queimar até 400 calorias. Se aumentar a intensidade, o consumo calórico pode chegar a mais de 500 calorias. E, se o seu objetivo for a redução de peso, lembre-se ainda de cuidar da alimentação. O combo bike + alimentação saudável pode te ajudar, e muito, no processo.  

Dicas para melhorar seus resultados

  • Está começando agora? Então vá devagar. Pratique a atividade por até meia hora e com baixa intensidade. Aumente o ritmo aos poucos. 
  • Para dar um gás no condicionamento, você pode incluir subidas no seu trajeto, o que ajuda a tonificar os músculos das pernas. 
  • Lembre-se de fazer alongamentos em cada treino. Antes da atividade, eles ajudam a aquecer os músculos para a pedalada. No final, colocam o corpo em um estado de relaxamento. 
  • Se preferir pedalar na bicicleta comum, nas ruas, tenha cuidado. Use capacete, sinalize mudanças de direção e respeite as regras de trânsito. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Bem-estar Movimento

4 exercícios que queimam gordura mais rápido, segundo pesquisa

Natação e musculação são alguns dos 4 exercícios que vão te ajudar a perder peso mais rápido. Veja outras opções

polichinelo
Bem-estar Movimento

Polichinelo: Benefícios e como fazer o movimento

Saiba mais sobre os benefícios do polichinelo e como fazer em casa

Bem-estar Movimento

Quando (e como) voltar a treinar depois de contrair dengue?

Voltar a treinar depois de se recuperar de uma dengue pode ser desafiador e exige alguns cuidados. Confira