Música: Conheça os benefícios para a saúde mental

Equilíbrio
11 de Dezembro, 2019
Música: Conheça os benefícios para a saúde mental

Você costuma escutar música durante o dia? É possível que sim, afinal, o hábito está presente na vida de todos. Além de ser uma fonte de prazer e satisfação, também pode trazer diversos benefícios para a saúde.

A música pode influenciar os pensamentos, sentimentos e comportamentos. Com isso, é normal se sentir empolgado ao escutar seu hino favorito, ou se emocionar com com uma apresentação ao vivo.

Leia também: Conheça a música que reduz sua ansiedade em até 65%

Sendo assim, a música pode relaxar a mente, energizar o corpo, e até gerenciar melhor a dor. Saiba quais são os outros benefícios.

Melhora seu desempenho cognitivo

Uma pesquisa da Universidade de Pavia, na Itália, constatou que a reprodução de melodias mais animadas levou a melhorias na velocidade de processamento, além de benefícios na memória.

Portanto, se estiver buscando um aumento no desempenho mental, considere acrescentar mais músicas em segundo plano. De preferência escolha faixas instrumentais.

Reduz o estresse

Ouvir música pode ser uma maneira eficaz de lidar e reduzir o estresse. Com isso, considere a tendência centrada na música meditativa criada para acalmar a mente e induzir relaxamento. 

Já um estudo da Universidade de Zurique, na Suíça, sugeriu que a música teve um impacto na resposta ao estresse humano, particularmente no sistema nervoso autônomo.

Melhora a dor 

Pesquisas mostraram que a música pode ser muito útil no tratamento da dor. Um estudo realizado com pacientes com fibromialgia descobriu que aqueles que ouviam músicas apenas uma hora por dia experimentaram uma redução significativa da dor em comparação com aqueles do grupo controle.

Embora ouvir música a qualquer momento seja eficaz, os pesquisadores observaram também que ouvir melodias antes de fazer uma cirurgia pode melhorar os resultados. Assim, os pacientes que ouviam músicas antes, durante ou mesmo após a cirurgia experimentaram menos dor e ansiedade.

Ajuda a dormir melhor

A insônia é um problema que afeta pessoas de todas as faixas etárias. Embora existam diversas abordagens para tratar esse problema, ouvir música clássica relaxante também pode ser um remédio seguro, eficaz e acessível.

Em um estudo para estudantes universitários, os especialistas concluíram que os participantes que ouviram músicas tiveram uma qualidade de sono significativamente melhor do que aqueles que ouviram o audiolivro ou não receberam nenhuma intervenção.

Melhora o humor

Outro benefício da música é que ela pode deixá-lo mais feliz. Em uma análise das razões pelas quais as pessoas ouvem músicas, descobriram que ela desempenhava um papel importante na melhora do humor. Quando os participantes foram convidados a descrever seus próprios níveis de felicidade, aqueles que tentaram intencionalmente melhorar o humor relataram que se sentiram mais felizes depois de apenas duas semanas.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas

misofonia
Bem-estar Equilíbrio

Misofonia: O que é a síndrome que viralizou no TikTok?

A misofonia é uma condição que provoca uma reação negativa aos sons. Saiba mais

Bem-estar Equilíbrio Saúde

Taxas de suicídio e de autolesão de crianças e jovens aumentam no Brasil

País registrou o aumento de 3,7% nas taxas de suicídio e de 21% nos casos de automutilação entre os anos de 2011 e 2022