Gratidão: Conheça os benefícios de ser grato

Equilíbrio
11 de Novembro, 2019
Gratidão: Conheça os benefícios de ser grato

Sabe quando você está tendo um dia horrível e acha que nada pode melhorar ou trazer tranquilidade? Quem não tem o costume de agradecer no dia a dia deve saber que é comprovado cientificamente que a gratidão pode trazer benefícios significativos para a saúde mental e física.

A gratidão é um sentimento de reconhecimento por algo bom que lhe trouxe benefícios. Além disso, geralmente, quando as pessoas agradecem, as situações fluem de uma maneira melhor.

O ato de agradecer pode descartar pontos negativos e sentimentos ruins da sua vida, fazendo focar sua atenção apenas em coisas boas e positivas. Por exemplo, você não pode agradecer, e ao mesmo tempo ter mágoa ou raiva de alguém, pois são sentimentos incompatíveis. 

Como praticar a gratidão?

Agradecer vai muito além de falar “obrigado” para alguém em qualquer situação. Tem a ver com ser grato por muito mais. Um exercício de gratidão é simples:

Reserve um tempo do seu dia, em um ambiente calmo e silencioso. Em seguida, pegue uma folha de papel e caneta, e comece a escrever sua carta de gratidão. 

Feche os olhos e pense em alguém que tem grande importância na sua vida e que, por algum motivo, você nunca agradeceu. Pode ser um chefe antigo ou um colega de trabalho que te ajudou em algum projeto e situação pessoal. Ou até mesmo um familiar que você não tem mais contato.

Leia também: Exercícios de gratidão que diminuem o estresse e aumentam a imunidade

O intuito é descrever especificamente a influência que eles têm sobre sua vida e o quanto contribuíram. Sendo assim, a entrega da carta fica a critério de quem irá fazer. 

Neste exercício, as pessoas terão a oportunidade de saber como é expressar gratidão de uma maneira fácil e prática. 

Quais são os benefícios?

  • Melhora a saúde mental: Um estudo desenvolvido por Robert Emmons, professor de psicologia da Universidade da Califórnia, comprovou que a gratidão aumenta efetivamente a felicidade e reduz a depressão e uma série de sentimentos ruins como a inveja, raiva, e etc.
  • Aumenta a empatia e reduz a agressividade: Pessoas gratas são propensas a terem mais empatia e serem mais compreensivas com pessoas que não são, aponta um estudo da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos. Os participantes da pesquisa que eram melhor posicionados em uma escala de gratidão eram menos propensas a se irritar com outras pessoas quando recebiam alguma crítica ou ofensa.
  • Pessoas gratas dormem melhor: Dedicar pelo menos 15 minutos do seu dia fazendo anotações em algum caderno agradecendo pelo dia melhora o sono, de acordo com um estudo publicado na Applied Psychology: Health and Well-Being.
  • A gratidão melhora a autoestima: Segundo um estudo publicado no Journal of Applied Sport Psychology, a gratidão aumenta a autoestima e o desempenho de atletas. Pessoas gratas são mais capazes de reconhecer as realizações de outras pessoas, portanto, não sentem inveja ou ressentimento.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas

misofonia
Bem-estar Equilíbrio

Misofonia: O que é a síndrome que viralizou no TikTok?

A misofonia é uma condição que provoca uma reação negativa aos sons. Saiba mais

Bem-estar Equilíbrio Saúde

Taxas de suicídio e de autolesão de crianças e jovens aumentam no Brasil

País registrou o aumento de 3,7% nas taxas de suicídio e de 21% nos casos de automutilação entre os anos de 2011 e 2022