Beldroega: Para que serve e benefícios da planta brasileira
A beldroega é uma planta rasteira tipicamente brasileira e repleta de propriedades medicinais. Também chamada de caaponga, ela cresce facilmente em qualquer tipo de solo. Por isso, pode ser confundida com uma erva daninha. Mas, entre suas propriedades, ela possui ação diurética, laxativa e é naturalmente anti-inflamatória.
Ela é considerada uma PANC – acrônimo de plantas alimentícias não convencionais .
Benefícios da beldroega
Protege a saúde do coração
Lotada de ômega-3, é especialmente benéfica para a saúde cardiovascular, ajudando no controle da pressão arterial e do colesterol. Esse mesmo ácido graxo também beneficia muito a saúde cerebral, principalmente a função cognitiva.
Fortalece a imunidade
Devido às propriedades anti-inflamatórias e por sua abundância em ômega-3, a beldroega fortalece a imunidade. Assim, prevenindo que inflamações e infecções.
Leia também: Embaúba: A planta brasileira que combate resfriados
Beldroega faz bem para olhos e pele
Além de conter antioxidantes e ômega-3 em sua composição, a beldroega também é repleta de vitaminas, em especial a vitamina A e a C. Ambas beneficiam a saúde dos olhos e da pele. Mas, no caso da vitamina A, ela é excelente para a pele, inclusive ajudando a prevenir o câncer. Ela inibe a ação de radicais livres, ou seja, o estresse oxidativo, que pode ocasionar na formação de tumores cancerígenos no organismo. Além disso, essa mesma ação preventiva também atua nos olhos.
Leia mais: Vitamina A ajuda a combater câncer de pele
Fortalece os ossos
Por fim, a beldroega é rica em minerais, principalmente cálcio. Por isso, é excelente para a saúde dos ossos, dentes e músculos. Entretanto, também contém grande quantidade de ferro, sendo assim, ajuda a prevenir a anemia.
Acelera a cicatrização de feridas
Quando aplicadas diretamente sobre feridas e queimaduras, as folhas trituradas da beldroega parecem acelerar o processo de cicatrização, ao reduzir a superfície da ferida.
Como consumir beldroega
- Saladas;
- Chás;
- Vitaminas e sucos;
- Sopas e caldos;
- Risotos e massas;
- Por fim, omelete.
Leia também: Chá de pariparoba: A poderosa planta medicinal brasileira