Beber sangue: conheça os malefícios do hábito praticado por Megan Fox

Saúde
28 de Abril, 2022
Beber sangue: conheça os malefícios do hábito praticado por Megan Fox

Pode parecer absurdo, mas algumas pessoas no mundo cultivam o hábito de beber sangue humano. A atriz Megan Fox, por exemplo, revelou que ela e seu noivo, o rapper Machine Gun Kelly, costumam beber o sangue um do outro em rituais. “Consumimos o sangue um do outro de vez em quando apenas para rituais”, afirmou recentemente em entrevista para a revista Glamour do Reino Unido.

A atriz garantiu que os dois bebem apenas algumas gotas de sangue e que o consumo é controlado. “Beber o sangue um do outro pode enganar, as pessoas nos imaginam com taças como Game of Thrones“, disse. “É controlado”, afirmou.Em janeiro de 2022, o casal já havia comentado publicamente que bebiam o sangue um do outro e, antes disso, o casal já era conhecido por usar frascos do sangue um do outro em volta do pescoço, como um colar.  Mas será que esse hábito pode trazer riscos para a saúde? Entenda.

Afinal, beber sangue faz mal?

A princípio, não. Porém, vale lembrar que o sangue pode ter uma série de doenças, como a Aids e outros problemas comuns dos seres humanos e dos animais. No entanto, se for um sangue livre de doenças infectocontagiosas, os especialistas garantem que o consumo mínimo não faz mal algum à saúde, mas também não traz benefícios.

Entretanto, o consumo deve ser mínimo, ou seja, poucas colheres de chá de sangue. Dessa forma, beber sangue em maiores quantidades pode ser perigoso. Isso porque o sangue é rico em ferro, nutriente que nosso organismo tem dificuldade em expelir ao consumir em excesso.

A alta concentração de ferro pode acarretar hemocromatose, que deixa o fígado em risco, diminui a pressão arterial e causa desidratação. E não é só isso: excesso de ferro no sangue pode fazer com que líquido se acumule nos pulmões, e seu sistema nervoso pode entrar em desequilíbrio. Por isso, melhor evitar o hábito da atriz Megan Fox.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas