O que acontece quando não bebemos água suficiente
É importante manter-se hidratado. Mas, o que acontece quando não bebemos água suficiente? Nosso corpo é composto por, aproximadamente, 60% de água. Portanto, sua importância é vital.
Assim, quando estamos desidratados, o organismo envia alguns sinais. Conheça os principais:
Ganho de peso
É possível que você ganhe peso por estar desidratado. Isso acontece pois o corpo, quando não está abastecido o suficiente, busca reter os líquidos ingeridos.
Portanto, por incrível que pareça, a primeira reação do organismo quando ele se sente desidratado é o inchaço. Por isso, quando bebemos pouca água, sofremos da famosa “retenção hídrica”, o que aumenta os quilos na balança.
Leia também: Cafeína pode impedir o ganho de peso
Fadiga
A sensação de cansaço é uma das reações típicas do corpo à desidratação. Por isso, a água é importante até mesmo para nos manter alerta e energizados para as atividades do dia a dia.
Leia mais: Hábitos alimentares que fazem você se sentir mais cansada
Falta de concentração
Não apenas você se sente cansado, mas também desatento. A falta de água provoca a perda de foco e concentração, tornando qualquer atividade muito mais difícil e demorada.
Leia mais: Dicas para melhorar a concentração
Maior risco de derrame
Ainda mais grave, a desidratação pode aumentar as chances de ocorrência de derrame. Além disso, pouca água no organismo dificulta a recuperação, caso ocorra o derrame.
Mau humor
O mau humor pode, por vezes, pode ser causado como consequência de não bebermos água o bastante. Segundo testes feitos por cientistas da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, a falta de água pode explicar não apenas a sensação de fadiga e desatenção, mas também o mau humor e dores de cabeça.
Leia também: Alimentos que melhoram o humor e a disposição
Fome
Ainda, é muito fácil confundir fome com sede. Sabe aquele ronco no estômago? Pode ser necessidade de líquidos.
Metabolismo desacelerado
Por fim, a falta de água pode também provocar a desaceleração do metabolismo, assim dificultando o emagrecimento e facilitando o ganho de gordura.
Leia também: 6 hábitos que fazem o metabolismo queimar (mais) gordura