Balança decisória: Ferramenta da Terapia Cognitiva Comportamental
Já ouviu falar na balança decisória? Essa é uma ferramenta utilizada dentro da Terapia Cognitiva Comportamental que vai ajudar você a avaliar todos os prós e contras, considerando o que se perde e o que se ganha ao decidir uma mudança de comportamento.
Precisamos fazer escolhas dentro da nossa jornada. Geralmente, todas as decisões sempre vão nos trazer perdas e ganhos. Por isso, é sempre tão difícil decidir grandes mudanças em nossas vidas.
Mas, a boa notícia é que a partir dessa ferramenta será mais fácil entender o quanto as suas mudanças são muito mais positivas do que continuar escolhendo ficar estacionada no mesmo lugar.
Como fazer
Na coluna do lado esquerdo você vai preencher o primeiro quadrado com todas as vantagens que envolvem a sua mudança. Por exemplo, sentir-se em paz com seu corpo. O segundo quadrado deve ser preenchido com todas as desvantagens que envolvem a sua mudança. Como não poder comer açúcar na hora que quiser.
É muito importante que você esteja em um momento tranquilo e com atenção plena ao preencher esse material. Eu preciso que você se entregue e coloque todas as suas verdades nele.
Na coluna do lado direito você vai preencher o primeiro quadrado com todas as vantagens que envolvem o fato de não mudar. Por exemplo, continuar na zona de conforto. O segundo quadrado com todas as desvantagens que envolvem o fato de não mudar, como continuar com a autoestima baixa.
Essa coluna diz sobre a sua realidade atual, sobre o fato de você estar em um lugar que não te faz bem e que, de certa forma, está motivando o seu movimento. Portanto, coloque para fora tudo que você conhece dessa realidade para entender de forma mais racional porque as coisas estão da forma que estão hoje.
Escrever à mão os nossos sentimentos proporciona uma forma cognitiva de entendimento muito mais real e guiada pelo nosso lado racional. É por esse motivo que ler todos os dias essa ferramenta para se lembrar de tudo que você colocou nela talvez seja uma das formas mais valiosas de você conseguir se manter andando para frente.
Não se esqueça: ao acordar e, se possível, também antes de dormir, entre em contato com a balança decisória e se lembre diariamente dos motivos que fazem você não estar satisfeito e escolher o processo de mudança.