Estratégias com baixo consumo de carboidratos e repouso alimentar

Alimentação
28 de Outubro, 2021
Estratégias com baixo consumo de carboidratos e repouso alimentar

Você já parou para pensar o quanto a vida que levamos hoje descontrola todo o nosso funcionamento interno, e o quanto isso atrapalha e retarda a nossa resposta de perda de gordura?

Pode ser que o que você vai aprender hoje seja algo muito novo. Mas, eu quero que você entenda que o nosso organismo é uma máquina perfeita, e o funcionamento dele poderia ser muito mais perfeito se entendêssemos com mais profundidade que, quando falamos de emagrecimento, não falamos apenas de calorias, de consumir menos carboidratos ou de seguir estratégias específicas. Também falamos de não se estressar, de dormir melhor, de respeitar os horários do nosso organismo. 

É quase impossível fazermos tudo como deveríamos. Mas, aqui vou ensinar algumas coisas que vão fazer tanta diferença que podem até parecer uma mágica.

Nosso organismo é regido por um processo metabólico denominado ritmo circadiano. Ninguém nos conta sobre isso. Mas, esse ritmo biológico conecta a nossa espécie com o universo, fazendo o nosso DNA produzir sinalizações conhecidas como expressões gênicas, que são divididas em funcionamentos diurnos e noturnos. Não é por acaso que quando escurece nós vamos dormir, e quando clareia nós acordamos.

Esses genes são denominados “genes clock” e regulam todo o nosso metabolismo, influenciando na nossa resposta ao estresse, na regulação hormonal, no processo de detoxificação (limpeza) e, principalmente, na oxidação de gordura (uso de gordura como energia), no processo de lipogênese e adipogênese (armazenamento de gordura e formação de células de gordura).

Entendeu onde eu quero chegar?

Durante o dia, existe maior ativação de sinalizações que ajudam a “queimar” mais gordura e, durante a noite, atividades que otimizam o armazenamento de gordura. Ou seja, trabalhar uma estratégia com baixo consumo de carboidrato e determinar o horário que se inicia o consumo alimentar e o horário que se finaliza pode ampliar significativamente os seus resultados de perda de gordura. É exatamente isso que se chama repouso alimentar e que vai ser associado com baixo consumo de carboidratos para otimizar ainda mais o seu processo de emagrecimento.

É por isso que no seu cardápio você terá horários estipulados, principalmente para a sua última refeição.

Não vai ser fácil mudar os seus horários. Mas, se você não se sentir no controle da sua própria vida para dominar suas vontades e mudá-las, ninguém fará isso por você. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental