Automassagem para os ombros e pescoço
Se você está trabalhando em casa, provavelmente está sentindo dores nos ombros e pescoço. Especialmente se não estiver em um ambiente mais ergonômico. Caso isso não seja tratado, pode causar problemas de postura e outros transtornos no futuro. Por isso, a automassagem surge como uma ferramenta poderosa para trabalhar possíveis tensões nos ombros e pescoço.
O estresse tende a se acumular na área dos ombros e pescoço. Portanto, as massagens são uma ótima maneira de relaxar os músculos, aumentar o fluxo sanguíneo e, até mesmo, aumentar sua energia.
Dito isso, o pescoço e ombros podem parecer um local difícil de massagear por conta própria. Mas, você não precisa de um massagista para fazer o trabalho. É possível massagear a região usando apenas os dedos e um pouco de pressão.
Leia também: Alongamento para diminuir a tensão no pescoço
Como fazer massagem nos ombros e pescoço em casa
Para os ombros
- Abaixe os ombros para que não fiquem curvados e dobre o queixo no peito para esticar o pescoço.
- Coloque os dedos (exceto o polegar) na área em que o pescoço e os ombros se encontram. (Você deve sentir esse músculo levantando a omoplata.)
- Pressione firmemente e segure por alguns segundos. Verifique se não há dor – isso significa que você está pressionando um nervo.
- Solte e repita até que os músculos se sintam mais relaxados.
- Enquanto pressiona, você também pode rolar o ombro para trás e para a frente suavemente e girar a cabeça para o lado oposto e para baixo. Por exemplo, você pode pressionar e segurar o lado direito da área do trapézio superior com a mão direita, dobrar o pescoço e olhar em direção ao joelho esquerdo. Você pode repetir isso de cada lado; tente não soltar a pressão.
Para o pescoço:
- Coloque as pontas dos dedos das duas mãos na parte de trás do pescoço.
- Usando movimentos circulares para cima e para baixo, certifique-se de chegar até onde o pescoço encontra a cabeça. Esses músculos são muito importantes e, quando tensos, podem causar dores de cabeça.
- Coloque os polegares entre o pescoço e a cabeça e as mãos sobre o topo da cabeça.
- Logo após use movimentos circulares suaves, ou apenas segure em uma área que tenha sensibilidade por alguns segundos.
- Além disso, você também pode usar as pontas dos dedos para massagear a parte frontal do pescoço e acima da área da clavícula.
Leia também: Gua sha: Massagem facial feita com cristais