Auriculoterapia: O que é e benefícios
Muito parecida com a acupuntura, a auriculoterapia é uma terapia natural que consiste na estimulação de pontos nas orelhas. Os pontos auriculares são pontos estimulantes específicos no ouvido.
Segundo a auriculoterapia, o corpo humano pode ser representado na orelha, no formato de um feto, por esse motivo cada ponto se refere a um órgão específico. Isso porque quando ocorrem distúrbios nos órgãos internos ou em outras partes do corpo, várias reações podem aparecer nas áreas correspondentes do ouvido, tais como sensibilidade, alterações morfológicas e descoloração.
Assim, é indicado para reduzir as dores no corpo inteiro, como osteoartrite, lobalgia, ciática, enxaquecas, e também dores nos ombros e joelhos. A prática resulta então, na liberação de endorfinas, que são hormônios com a capacidade de aumentar a resistência a dor.
Leia também: Reiki: A terapia que promete energia e cura pelas mãos
Como funciona o tratamento com auriculoterapia
O tratamento é feito com a colocação de um material esférico e de superfície lisa, presos à pele com pequenos pedaços de esparadrapo, de forma que façam pressão e estímulo em regiões específicas do ouvido, trazendo benefícios relaxantes e analgésicos.
Normalmente, são aplicados de 3 a 5 pontos, conforme a localização anatômica a ser tratada. Por ser indolor, pode permanecer por até 7 dias no paciente.
Benefícios
A auriculoterapia possui diversos benefícios. Alguns estudos pequenos mostraram que a acupuntura auricular pode ajudar a reduzir sintomas de abstinência para as pessoas que usam drogas, e estão tentando estabilizar.
Além disso, veja quais são os outros benefícios da prática:
- É de fácil aplicação.
- Trata-se de um procedimento econômico
- Tem ampla indicação
- Apresenta poucos efeitos colaterais (síncope, raríssimas infecções de pele ou cartilagem)