Artérias obstruídas: Melhores alimentos para prevenir e tratar
Artérias obstruídas podem causar um enorme risco para a saúde. Resumidamente, a obstrução (ou entupimento) das artérias leva o nome de arteriosclerose e se trata do processo de endurecimento, perda de elasticidade e espessamento progressivo das paredes das artérias.
Geralmente a condição aparece como resultado do acúmulo de gordura ou como efeito colateral de outra condição preexistente. Mas, pode ocorrer em qualquer parte do corpo, incluindo coração (artérias coronárias), pescoço, pernas e rins.
Sintomas e riscos das artérias obstruídas
As artérias obstruídas dificultam o fluxo sanguínea, o que pode levar à ocorrência de AVCs, provocar a hipertensão, insuficiência cardíaca e ataques cardíacos. Portanto, para prevenir esses efeitos, é preciso ter os exames cardiovasculares em dia e se manter atento para sintomas que podem indicar a possibilidade de obstrução das artérias, como, por exemplo:
- Dor nas panturrilhas, coxas e quadril
- Dor no peito
- Perda temporária da visão de um dos lados
- Dor na parte baixa das costas
- Falta de fôlego
- Pés ou mãos muito frios – sinal de doença vascular periférica (DVP)
- Cansaço e tontura
Alimentos que ajudam a prevenir e tratar artérias obstruídas
Mas, a boa notícia é que a alimentação pode contribuir para a prevenção e tratamento das artérias obstruídas. Saiba quais são os alimentos mais indicados:
Abacate
O abacate é uma excelente fonte de gorduras boas, que ajudam no controle do colesterol e dificultam o acúmulo de tecido adiposo no corpo como um todo e, em especial, nas artérias.
Leia mais: Quer diminuir o colesterol? Coma abacate
Grãos integrais
Grãos integrais também são recomendados para quem deseja evitar a obstrução das artérias. Assim, são ótimas fontes de fibras e, por isso, ajudam no controle do colesterol.
Leia também: Como medir o colesterol bom para prever risco de doenças
Brócolis
O brócolis é mais um alimento que pode beneficiar a saúde cardiovascular. Basicamente, sua ação antioxidante, sua abundância em fibras e a grande presença de vitamina K em sua composição ajuda a prevenir o endurecimento e obstrução das artérias. Além disso, dietas ricas em ingestão de vegetais como brócolis podem reduzir o risco de câncer em muitos tecidos, incluindo pulmão, bexiga e próstata.
Leia mais: Vitamina K protege a saúde do coração, diz estudo
Espinafre
O espinafre é um conhecido protetor da saúde cardiovascular. Sua ação antioxidante ocorre através da vitamina C e do betacaroteno, que trabalham juntos para favorecer o funcionamento do coração e do sistema circulatório, impedindo a oxidação do colesterol. O colesterol oxidado contribui para o endurecimento e estreitamento das artérias coronárias.
Aspargo
O aspargo é pobre em calorias, mas muito rico em antioxidantes. Não só, é fonte de ferro (essencial para a saúde do sangue), bem como de vitamina C. Da mesma maneira, ajudar na melhora do funcionamento do intestino, beneficia a flora intestinal e favorece o emagrecimento. Além disso, é um poderoso diurético, por conter glúcidos e saponina, compostos que atuam na eliminação de líquidos por meio da urina. Ou seja, pode amenizar a retenção de líquido.
Nozes
As nozes são oleaginosas, por isso, são grandes fontes de gorduras boas. Sendo assim, são excelentes para a saúde cardiovascular e protegem as artérias.
Café
O café é uma bebida energizante devido à presença de cafeína em sua composição. Porém, também é benéfica para a saúde de outras formas, como ao ajudar a evitar a obstrução das artérias. Ainda, beber de 2 a 4 xícaras de café por dia pode evitar ataques cardíacos.
Leia mais: Beber café pode ajudar pacientes com câncer colorretal