O que a aparência dos lábios pode mostrar sobre sua saúde

Beleza Saúde
08 de Fevereiro, 2022
O que a aparência dos lábios pode mostrar sobre sua saúde

Todo mundo gosta de lábios bonitos. Mas, não é só pela questão estética que essa deve ser uma preocupação. Boca rachada, esbranquiçada ou com machucados sinaliza doenças. O ideal é que a aparência dos lábios tenha sempre um aspecto rosado. Mas, e quando eles não estão assim, o que querem dizer sobre nossa saúde? 

Algumas mudanças, como se tornarem mais finos em aparência e também na pele, são naturais do envelhecimento, mas algumas características podem indicar doenças. 

Uma delas são os lábios ficarem esbranquiçados. “Como alguma anemia que o paciente venha a ter ou ainda consequência da fotoexposição prolongada, onde você pode ter uma degeneração da mucosa labial, que fica mais exposta”, explica Marisa Homem de Mello Maciel Campilongo, dermatologista auxiliar de ensino da Faculdade de Medicina do ABC. 

A anemia aparece quando o organismo está com déficit de ferro, mineral encontrado em alimentos como feijão, couve, brócolis, fígado e beterraba. Assim, sem ferro suficiente, cai a quantidade de glóbulos vermelhos do corpo. Eles são responsáveis pelo transporte de oxigênio, por isso a pessoa fica mais cansada e abatida. 

Aparência dos lábios x fatores externos

Os lábios são muito sensíveis a interferências do vento, poluição, sol quente e baixa umidade do ar. Além disso, são muito “requisitados” – precisamos deles para comer, beber água, falar, beijar. Assim, alguns hábitos podem piorar muito a saúde dos lábios – e do corpo em geral: o tabagismo, o consumo de álcool em excesso e a exposição solar sem proteção e em excesso. 

Um problema muito comum que acomete essa região do corpo é o ressecamento, que os deixa rachados e doloridos. Embora mais comum no frio, esse desconforto também pode dar as caras na primavera e no verão. Da mesma forma, batons, maquiagens e até o creme dental também podem causar sensibilidade e até alergias. 

Nesses casos, é muito importante utilizar com frequência ao longo do dia um bom hidratante labial, inclusive alguns possuem cores e dão aquele aspecto saudável para a boca. Beber água – pelo menos dois litros por dia – também é muito importante para garantir a aparência saudável do rosto como um todo. 

Mas, caso a pessoa não fique sem uma coloração mais marcante nos lábios, a dica é procurar batons com ativos hidratantes e ficar de olho se o uso de algum deles vem seguido de descamação ou lábios rachados. Ou seja, nesse caso, vale deixar o item de lado. 

Marisa pontua ainda que a boca pode ser acometida pela leucoplasia, manchinhas nos lábios que parecem inofensivas, mas podem se tornar malignas e até cancerosas com o tempo. Nesse sentido, quando elas aparecerem, é essencial procurar logo um especialista.

Sol com moderação (e proteção)

O sol é um dos inimigos dos lábios. Embora ele seja essencial para nossa saúde. Pois, na quantidade certa ajuda a combater a depressão e a sintetizar a essencial vitamina D, em excesso e sem proteção ele pode levar a lesões cancerosas. Por isso, usar um protetor solar labial também é muito importante. 

Como em qualquer aspecto, estar atento ao próprio corpo é indispensável. Qualquer mudança nos lábios deve ser acompanhada de uma visita ao dermatologista. “Feridas nos lábios em algumas situações podem ser a expressão de alguma lesão pré-cancerosa ou até mesmo um câncer labial”, ressalta Marisa. 

Leia também: Lábios ressecados no verão: Dicas para prevenir o problema

Aparência dos lábios: quando preciso de tratamentos?

Existem diversos tratamentos feitos em consultórios dermatológicos que podem mudar a aparência dos lábios, se a pessoa assim desejar. A avaliação obrigatoriamente deve ser feita por um dermatologista. Por fim, alguns dos tratamentos são preenchimento com ácido hialurônico ou toxina botulínica para torná-los mais grossos e frear os efeitos do envelhecimento e hidratação injetável. 

Fonte: Marisa Homem de Mello Maciel Campilongo, dermatologista auxiliar de ensino da Faculdade de Medicina do ABC. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas