Amaxofobia: Saiba como perder o medo excessivo de dirigir
A amaxofobia é um distúrbio psicológico caracterizado pelo medo excessivo e irracional de dirigir um veículo e, em casos mais graves, até mesmo estar dentro dele como passageiro. Dessa maneira, geralmente os pacientes se preocupam demasiadamente com a possibilidade de perder o controle sobre o carro. Em outros casos, a ansiedade toma de conta sobre a ideia de atropelar alguém, bater o carro, deixá-lo morrer, etc.
Além disso, indivíduos que sofrem desse tipo de fobia também tendem a ter medo de lugares fechados. Pelo medo excessivo, alguns podem não utilizar o cinto de segurança, devido ao receio de ficarem presas dentro do automóvel caso aconteça algum acidente.
Segundo a Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), cerca de dois milhões de brasileiros não conseguem conduzir seus veículos por conta do medo e da ansiedade que sentem ao volante.
Leia também: Óciofobia: O medo do tédio que pode gerar ansiedade
Portanto, assim como outras fobias, a amaxofobia pode prejudicar a qualidade de vida do paciente.
Causas
As causas exatas da amaxofobia são incertas, porém, segundo especialistas, o distúrbio pode surgir como resultado de experiências negativas em relação a dirigir. Desse modo, situações traumáticas, como por exemplo, sofrer um acidente de carro ou presenciar um pessoalmente podem ser o maior fator para o desenvolvimento da fobia.
Ademais, o estresse causado por implicações no trânsito, como congestionamento, também pode influenciar. Isso porque o cérebro absorve a situação como um estímulo para desenvolver o pânico.
Como identificar a amaxofobia
Na maioria das vezes, pessoas com amaxofobia buscam constantemente a perfeição e tornam-se sensível a críticas, por medo da rejeição. Os sintomas mais comuns que podem surgir incluem:
- Boca seca;
- Sudorese,
- Tensão muscular;
- Aumento dos batimentos cardíacos;
- Dores de cabeça;
- Agitação;
- Formigamento;
- Vertigens;
- Tremores diante da possibilidade de dirigir ou estar dentro de um veículo.
Tratamento
Em geral, para tratar qualquer tipo de fobia o indicado é a psicoterapia. Por meio das sessões com o terapeuta, o indivíduo entende como lidar melhor com a condição, até que não seja mais uma fobia.
Ainda, outra alternativa é conversar sobre os medos em grupos especializados para pessoas que já são habilitadas, mas precisam de ajuda.
Leia também: Hipnoterapia: O que é, como funciona e benefícios