Amaciante para bebês: pode usar? como escolher?
A pele das crianças, especialmente dos bebês, é muito sensível. Quando se trata de objetos ou roupas encostando nessa região, é preciso se assegurar de que o item está devidamente limpo. Contudo, algumas substâncias presentes em produtos de limpeza podem causar reações alérgicas. Afinal, pode usar amaciante para bebês nas roupas?
Eles são os responsáveis por deixar a roupa de bebê com aquele cheirinho que todo mundo ama! O amaciante pode ser usado a partir do primeiro ano de vida do bebê (antes disso, lave apenas com sabão neutro e água). Mas o ideal mesmo é se atentar aos rótulos e preferir pelo que menos contar com ingredientes no produto. Atente-se aos componentes e prefira também os amaciantes com cheiro bem suave.
O amaciante para bebês deixa as fibras do tecido alinhadas, fazendo aquela sensação de maciez sempre presente. Isso é importante para que a roupa não agrida a pele da criança.
Dúvidas sobre amaciante para bebês
Leia também: Como esterilizar a mamadeira das crianças
Eles são hipoalergênicos, ou seja, testados dermatologicamente. A diferença entre ele e o amaciante comum é a composição química. O comum é mais concentrado, possuindo ativos fortes. Já o de bebê é mais suave, com compostos biodegradáveis.
O amaciante concentrado tem menos água e mais ativos na composição. A recomendação do fabricante aqui é usar menos quantidade na hora da lavagem. Já o diluído possui mais água e é o mais comum. Existe também o amaciante em pastilhas, que ocupa menos espaço, não mancha as roupas e é mais prático, porém menos conhecido
Por fim, em caso de dúvidas, consulte o pediatra do bebê e verifique com ele a melhor forma de fazer essa lavagem. Assim, ele pode ou não liberar o uso do amaciante.
Leia também: Dor ao evacuar: o que é disquesia do lactente e como ajudar o bebê