Quais são os alimentos reguladores e qual a função deles

Alimentação
15 de Outubro, 2020
Quais são os alimentos reguladores e qual a função deles

Você sabe quais são os alimentos reguladores? Os chamados alimentos reguladores são aqueles responsáveis por regular as diferentes funções do organismo, como digestão e circulação sanguínea. Assim, eles costumam ser ricos em vitaminas, fibras e minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo. Portanto, seguir um cardápio abundante em alimentos reguladores é uma excelente maneira de manter a saúde em dia.

Entre suas funções, eles ajudam na reparação de tecidos, facilitam a digestão, fortalecem a imunidade, dão energia para o corpo, fortalece a pele, protege a saúde dos olhos, além de prevenir doenças cardiovasculares e muito mais. Além disso, esse grupo de alimentos é composto basicamente por vegetais – em especial frutas e hortaliças.

Quais são os alimentos reguladores

Abacate

O abacate é um dos principais alimentos reguladores, especialmente devido à abundância em gorduras boas. Além disso, ele é fonte de minerais, como o potássio, e vitaminas, como a vitamina A.

Leia também: Quer diminuir o colesterol? Coma abacate

Ameixa

A ameixa está entre as frutas mais ricas em fibras. Por isso, ela é conhecida por auxiliar na digestão e prevenir a constipação (prisão de ventre), de modo que facilita o trânsito intestinal.

Ainda, é rica em vitamina C e antioxidantes fortalecem a imunidade. Também é possível consumi-la na forma de farinha.

Quais são os alimentos reguladores: Banana

A banana é uma das frutas mais presentes na alimentação da população brasileira. Ou seja, é considerada um alimento regulador – dá energia, é fonte de potássio e de fibras.

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas são altamente ricas em antioxidantes, em especial a antocianina. Ainda, são fontes de fibras e vitamina C. O morango é uma das frutas vermelhas mais populares, bem como a framboesa, a amora e o mirtilo.

Quais são os alimentos reguladores: Tomate

A antocianina é quem dá cor às frutas vermelhas. Entretanto, no caso do tomate, o licopeno é o responsável por isso. Em resumo, o licopeno é um antioxidante poderoso que pode beneficiar a saúde de diversas maneiras, como proteger as células do nosso organismo contra os efeitos nocivos do excesso de radicais livres, reduzindo assim o risco de doenças crônicas.

Couve

Além de ser barata e fácil de encontrar em todo o país, a couve é nutritiva e oferece vários benefícios à saúde, que vão de efeito anti-inflamatório e cicatrizante ao combate à celulite.

Essa plantinha faz parte do grupo das crucíferas. Esse grupo de vegetais contém pigmentos antioxidantes que previnem doenças crônico-degenerativas, como o câncer. Além disso, ela é uma excelente fonte de ferro, fósforo, cobre, cálcio, manganês, magnésio e selênio. Desse modo, faz você evitar a anemia e ainda contribuir para ter músculos, ossos e dentes mais fortes, além de um melhor funcionamento dos neurotransmissores.

Da mesma maneira, possui potássio, responsável pela contração muscular e funcionamento cardíaco, e zinco, que é de extrema importância para agir contra a ação de vírus, bactérias e fungos.

Brócolis

brócolis é pobre em calorias e rico em micronutrientes, incluindo vitamina C, vitamina A e vitamina K. Coma crus ou cozidos no vapor para obter um bônus nutricional maior. Ele é um maiores inimigos das células cancerígenas. Isso porque ele é fonte de antioxidantes poderosíssimos — luteína e sulforafano –, que atuam contra a ação de radicais livres no organismo.

Cenoura

folhas de cenoura quais são os alimentos reguladores

Muito nutritiva, ela é fonte de sais minerais como ferro e cálcio, vitaminas K, A, C, E, do complexo B, além de manganês, potássio e fibras. Também, o betacaroteno é um importante antioxidante presente nesse alimento, que dá sua cor laranja brilhante e é absorvido no intestino e convertido em vitamina A durante a digestão. 

Com isso, a fibra solúvel presente em sua composição ajuda a regular os níveis de açúcar e insulina no sangue. Além disso, cruas ou levemente cozidas também têm baixo índice glicêmico, o que as ajuda a fornecer um suprimento constante de energia ao organismo. 

Assim, uma pesquisa feita na Holanda analisou em que medida grupos de cores de frutas e vegetais contribuem para a proteção do coração. Desse modo, os estudiosos descobriram que cada aumento de 25 gramas por dia na ingestão de alimentos de coloração laranja estava inversamente associado a doenças cardíacas. Cenouras, em particular, foram associadas a um risco 32% menor de doença cardíaca.

Leia também: Porque você deve comer brócolis todos os dias

Frutas cítricas

As frutas cítricas são algumas das melhores fontes de vitamina C que existem. Assim, elas fortalecem a imunidade e combatem inflamações no organismo.

Leia também: Alimentos fitoquímicos: O que são e quais os benefícios

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental