10 alimentos que envelhecem a pele e o corpo
Muito se fala sobre as comidas que são aliadas da longevidade. Contudo, você sabia que existem alguns alimentos que envelhecem? Isso mesmo. Consumi-los em excesso pode potencializar os danos oxidativos e acelerar o tempo (isso tanto para o corpo, quanto para a pele). Portanto, tente maneirar no consumo de:
Alimentos que envelhecem
Comidas apimentadas
Alguns gostam da picância, mas ingredientes apimentados demais fazem seus vasos sanguíneos incharem — e até mesmo romperem a longo prazo. Esse processo pode gerar manchas roxas no rosto.
E se você sofre de rosácea (condição da cútis muito comum em mulheres após a menopausa), deve evitar ainda mais as especiarias. Isso porque elas podem aumentar a temperatura do corpo e desencadear quadros do problema.
Margarina
A pele é o maior órgão do corpo, e tudo o que você come afeta a região. A maioria das margarinas, especialmente as sólidas, contém gorduras trans. Elas aumentam o colesterol “ruim”, diminuem o colesterol “bom” e criam inflamações por todo o corpo. Desse modo, os riscos de doenças cardíacas, derrame e pele envelhecida aumentam.
Leia também: Alimentos que garantem uma pele saudável e lisinha
Alimentos que envelhecem: Refrigerantes e energéticos
Quanto mais refrigerantes e bebidas energéticas você consome, mais rápido as células em seus tecidos envelhecem. Além da efervescência, eles carregam muitas calorias e açúcar.
Combinado com as bactérias da boca, esse açúcar também forma um ácido que desgasta o esmalte dos dentes e causa cáries. Isso sem falar no aumento de peso.
Comidas prontas congeladas
Uma refeição ultraprocessada congelada (aquela encontrada nos supermercados) pode concentrar mais da metade do sódio recomendado diariamente. E aí, já viu: a retenção de líquidos pode dar as caras, o que causa inchaço em regiões como rosto e mãos.
Bebidas alcoólicas
Quem já teve uma ressaca, provavelmente já sentiu a boca extremamente seca pela manhã. Isso porque o álcool é capaz de desidratar o corpo. E quem sofre é a pele, uma vez que 63% dela é composta do líquido. Não é incomum, então, o surgimento de olheiras e do aspecto cansado.
E mesmo se você beber um copo grande de água ao acordar, o corpo vai distribuí-la primeiramente entre todos os outros órgãos.
Leia também: Maneiras como o celular pode danificar a pele – e como reverter
Alimentos que envelhecem: Embutidos
Mortadela, bacon, salsicha e presunto passam por um longo processo antes de irem para a mesa dos consumidores a fim de durarem mais tempo. Isso os torna deliciosos, mas também perigosos: o sódio e as substâncias químicas presentes nesse tipo de alimento causam inflamações e podem desgastar seu corpo por dentro e por fora.
Frituras
Fritar os alimentos os encharca de gorduras nada saudáveis para o organismo. Além disso, o método de cocção promove a ação dos radicais livres, que danificam as nossas células e estão relacionados ao envelhecimento precoce.
Guloseimas
Biscoitos recheados, balas açucaradas e sorvetes industrializados realmente agradam o paladar de muita gente. Mas apesar de parecerem inofensivos, eles concentram altos teores de gorduras, açúcar e ingredientes químicos (corantes, aromatizantes e conservantes).
Tudo isso pode levar à obstrução das artérias, ao aumento de peso, à hipertensão e ao diabetes, por exemplo.
Leia também: O que acontece com sua pele quando você está estressada
Alimentos que envelhecem: Churrasco
Mais um item que quase todo brasileiro ama. Contudo, fritar ou grelhar a carne em altas temperaturas (até ela formar aquela “casquinha” escura) cria compostos denominados AGEs — que em níveis baixos, são bons, mas em grande quantidade são capazes de desencadear doenças crônicas.
Cafeína
A cafeína é um diurético: estimula a necessidade de urinar. Isso pode causar desidratação. Quando você não tem água suficiente, sua pele para de eliminar toxinas. Assim, você fica mais mais propenso ao ressecamento, à psoríase e às rugas.