Alimentos que combatem a compulsão por doces

Alimentação
18 de Setembro, 2019
Alimentos que combatem a compulsão por doces

Compulsão por doces é uma atitude recorrente, especialmente entre as mulheres. 

Aquele desejo de saborear um docinho de vez em quando é normal, mas o problema começa quando a necessidade de comer alimentos açucarados se torna incontrolável e frequente – uma vontade que faz a gente devorar a caixa inteira de bombom em segundos.

Com a ingestão exagerada de doces, o organismo torna-se vítima de um efeito gangorra, no qual os níveis de açúcar no sangue sobem e descem desequilibradamente.

O açúcar provoca aumento rápido da glicose e, consequentemente, uma queda rápida também. Isso faz aumentar a vontade de ingerir mais desses alimentos, gerando a chamada compulsividade

A boa notícia é que existem alimentos aliados que ajudam o organismo a combater esses sintomas e a minimizar a compulsão por doces.

Não são alimentos que funcionam como substitutos de uma sobremesa, mas sim que, por serem ricos em fibras, proteínas, antioxidantes e outros componentes, atuam no corpo diminuindo as reações que desencadeiam a compulsão. Confira:

Frutas vermelhas

Delícias como amora, framboesa e mirtilo são uma escolha excelente e nutritiva para interromper a compulsão por doces.

Elas têm um sabor adocicado, mas possuem baixo índice glicêmico.

Além disso, as frutas vermelhas são ricas em compostos vegetais e têm fortes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Isso significa que elas podem ajudar a reduzir os fatores de risco para doenças crônicas, como problemas cardíacos e diabetes.

Chocolate amargo

Chocolate é unanimidade. No entanto, se você sentir vontade de comer doce, poderá fazer uma escolha mais saudável escolhendo o chocolate amargo – mas são as versões acima de 70% cacau que contam, que são ricas em antioxidantes. 

No entanto, como o chocolate ao leite, o tipo amargo contém açúcar e gordura, portanto, é melhor limitar-se a alguns quadrados para satisfazer seu desejo.

leia também: 6 motivos para incluir o chocolate amargo na dieta

Barra de cereal

Nem toda barrinha é saudável, ​​e algumas são muito ricas em gordura e açúcar. No entanto, se você deseja um doce, existem algumas opções nutritivas e saborosas ​​por aí.

Tente procurar versões feitas com cereal integral e adoçadas com frutas frescas ou secas, em vez de açúcar branco.

Também preste atenção nas barras que contêm muito açúcar “saudável”, como mel, xarope de agave ou açúcar de coco. Fuja desses tipos que parecem, mas não são bons para o organismo.

Leia também: Como escolher a barrinha de cereal mais saudável

Leguminosas

Lentilha, feijão e grão-de-bico são ótimas fontes vegetais de fibra e proteína. Tais nutrientes ajudam a promover a saciedade e a reduzir os desejos de açúcar causados ​​pela fome.

Iogurte

O iogurte é um lanche saudável, rico em proteínas e cálcio. A escolha mais saudável é a versão integral, com lactobacilos vivos e sem adição de açúcar.

Tâmaras desidratadas

Nutritivas e naturalmente doces, elas são uma excelente fonte de fibras, potássio, ferro e compostos vegetais benéficos. Elas podem, inclusive, ser misturadas com nozes ou amêndoas para um lanchinho crocante.

É importante ressaltar que as frutas desidratadas saudáveis não devem receber adição de açúcar durante o processo de remoção da água, portanto, fique de olho no rótulo.

Batata-doce

O tubérculo é nutritivo, contém fibras e várias vitaminas e minerais, incluindo vitamina A, C e potássio. Algumas pessoas sentem vontade de comer açúcar porque não se alimentam de forma adequada durante o dia.

Então, a inclusão de uma fonte de carboidrato saudável em suas refeições pode combater esse desejo, tornando a alimentação mais equilibrada, além de fornecer o sabor doce que se espera.

Leia também: 7 benefícios da batata-doce para a sua saúde

Ameixa seca

Assim como a tâmara desidratada, ela é cheia de fibras, nutrientes e tem um sabor muito doce. Também tem um alto teor de sorbitol, um açúcar que ocorre naturalmente e que é absorvido lentamente pelo intestino.

Ovos

Os ovos são outro alimento rico em proteínas que podem ajudar a manter o apetite e desejos sob controle. Um café da manhã com ovos mexidos ou omelete, por exemplo, pode fazer você se sentir mais cheio por mais tempo e manter a compulsão por doces afastada.

Grãos integrais

Além de fibras, os grãos integrais são ricos em nutrientes como vitaminas do complexo B, magnésio, ferro, fósforo, manganês e selênio. No geral, garantir que você esteja comendo o suficiente e incluindo alimentos como grãos integrais em sua dieta ajudará a mantê-lo satisfeito por mais tempo e pode ajudar a evitar o desejo por açúcar.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental