Com ou sem casca: Alimentos que você não precisa descascar (e nem imaginava!)
Você é daqueles que descasca tudo o que vai comer? Pois saiba que alguns alimentos, quando estão com casca, ficam até mais nutritivos e ricos em fibras! De quebra, você ainda ajuda o meio ambiente por minimizar o desperdício. Confira, então, quais itens não precisam ser descascados:
Batata
É na casca da batata que estão concentradas as fibras, que ajudam na sensação da saciedade. Ou seja, pode ser uma boa ideia consumir essa parte juntamente com o alimento, uma vez que ele é fonte de carboidrato.
Além disso, contém flavonoides, com ação anti-inflamatória e antioxidante.
Alimentos com casca: Maçã
Muita gente gosta de comer a fruta inteira — mas ainda há quem remova a casca. Por ser fonte de fibras e antioxidantes, no entanto, a casca da maçã ser é algo indispensável. A dica também é usá-la para preparar saladas de frutas, tortas, geleias e outros doces.
Cenoura
Se você for utilizar a cenoura, nada de descascar! Afinal, a casca carrega muito betacaroteno, um antioxidante que é convertido em vitamina A no organismo e atua no combate aos radicais livres.
Leia também: Pode ou não pode: Lavar ovo, frango, cogumelos, carne crua e outros alimentos
Alimentos com casca: Pepino
A superfície do pepino, que costuma ser mais escura que o seu interior, é fonte de vitamina K e antioxidantes. Ela também possui uma alta concentração de fibras e minerais, como a sílica (boa para a manutenção do tecido conjuntivo) e o magnésio.
Abobrinha
A casca da abobrinha rende receitas deliciosas e nutritivas, já que é rica em fibras e nutrientes. Você pode, por exemplo, fazer um delicioso espaguete low carb com o ingrediente!
Alimentos com casca: Pêssego
Tem gente que ama, mas tem gente que não gosta muito e prefere retirar a casca do pêssego (geralmente devido à textura da mesma). Contudo, ela contém vitaminas A e E, que protegem a pele contra os danos dos raios ultravioletas, além de ser diurética — isto é, combate a retenção de líquidos.
Abóbora
Se bem cozida, a casca de abóbora passa despercebida no prato. E pode ser uma boa ideia comê-la: afinal, é fonte de fibras e diversos nutrientes.
Leia também: Casca de laranja: Benefícios e como fazer chá de casca de laranja
Kiwi
Você sabia que a casca do kiwi tem três vezes mais antioxidantes que a polpa. Mas o problema é que ela não é nada agradável de consumir. Uma boa ideia, então, é não retirá-la na hora de preparar sucos!
Casca de abacaxi e de alho rendem bons chás
Abacaxi e alho são outros alimentos que não ficam saborosos com a casca. Uma ideia, portanto, é apostar na preparação de chás com eles. As bebidas trazem inúmeros benefícios para a saúde! O mesmo vale para o limão, a laranja e a tangerina.
Cuidados com os alimentos com casca
Apesar de ser muito interessante ingerir as cascas, é preciso cuidado redobrado na hora de higienizar os alimentos. Além disso, preze por itens orgânicos: afinal, é na superfície que ficam concentrados os agrotóxicos e produtos químicos utilizados na plantação.