Albumina: O que é, para que serve e como suplementar
A suplementação de proteínas com a finalidade da hipertrofia vem se tornando progressivamente mais e mais popular. É sob esse contexto que a albumina está gerando cada vez mais comentários.
Ela é um tipo de proteína naturalmente encontrado no corpo, bem como em alguns alimentos, como a clara do ovo. Por isso, contribui com o ganho de massa magra, mas, além disso, tem outras funções no corpo humano, sendo inclusive essencial para a imunidade.
Além do ganho de massa: Outras funções na albumina no corpo humano
É uma proteína pertencente à família das globulinas, ou seja, é uma proteína presente no plasma do sangue – um dos componentes sanguíneos e que representa cerca de 55% de seu volume. Sendo assim, trata-se de uma proteína importante para a saúde sanguínea. Por isso, na medicina, é usada em pacientes em estado grave, uma vez que ajuda na recuperação da pressão coloidosmótica plasmática. Isso se dá principalmente em casos de hepatopatias, ou seja, doenças que afetam o fígado. O motivo para isso é que o fígado é o órgão responsável pela produção da proteína.
Além disso, a falta de albumina no corpo pode causar edemas (inchaço por excesso de retenção de líquido), como o edema pulmonar. Sendo assim, a deficiência de albumina pode causar graves problemas para a saúde, inclusive doenças renais.
Leia também: Creatina: O que é e para que serve o suplemento
Albumina x ganho de massa: Como a suplementação pode ajudar
O ganho de massa muscular (ou magra) depende de alguns fatores, sendo um deles a alimentação. Na dieta de ganho, o consumo de proteínas é essencial e, por isso, muitas pessoas optam por suplementá-las. Nesse sentido, a suplementação de albumina é uma das mais populares, pois em geral apresenta um preço mais acessível em comparação com outros suplementos proteicos.
Além disso, por ser obtida principalmente a partir da clara do ovo e não do leite da vaca, como é o caso da caseína, por exemplo, a albumina é uma opção para quem sofre de intolerância à lactose. Porém, há quem torça o nariz para a albumina devido ao seu sabor forte. Por isso, é recomendável consumi-la com leite, iogurte, cereais ou frutas, para que seja possível “disfarçar” seu gosto.
Por fim, outros fatores que impactam a hipertrofia são:
- Idade
- Sexo
- Sistema hormonal
- Qualidade de vida
- Qualidade do sono
- Intesidade e duração dos treinos
Leia mais: As melhores proteínas para a saúde cardiovascular
Qual é a melhor hora do dia para suplementar?
Em geral, recomenda-se suplementar a albumina pela manhã, logo depois do treino ou antes de dormir, pois durante o sono sua absorção acontece melhor e mais facilmente, uma vez que ela é uma proteína de absorção lenta. Isso ajuda no anabolismo.
Porém, sua suplementação pode causar flatulência (excesso de gases) e isso pode prejudicar a qualidade do sono.
Leia também: Alergia ao ovo: Conheça os sintomas e como identificar