Água tônica faz bem para a saúde? Saiba o que é a bebida
Água com gás, açúcar e hidrocloreto de quinino, um sal. Essa é a composição da água tônica, uma bebida caracterizada por seu gosto amargo. Ela é frequentemente usada no preparo de drinques e coquetéis, como gin tônica, uma das bebidas mais populares da atualidade.
É justamente o quinino que pode trazer efeitos positivos ao corpo.
Leia mais: Como acabar com o vício em refrigerante
Benefícios da água tônica: Será que faz bem?
De acordo com especialistas em saúde, o único benefício da água tônica é que, por ser um líquido, pode ser hidratante. Mas, por geralmente ser tão rica em açúcar, os contras nutricionais superam.
Assim como os refrigerantes, o consumo excessivo da bebida pode levar a doenças crônicas evitáveis, como doenças cardíacas e diabetes.
O quinino (ou quinina) auxilia no processo digestivo do corpo humano porque estimula a produção de saliva. Esse sal também tem propriedade cicatrizantes e antioxidantes. Porém, a quantidade disponível na bebida é muito pequena. Assim, não seria possível se beneficias de suas propriedades ao beber água tônica.
Leia mais: O que comer antes para evitar a ressaca
Quem deve evitar
- Pacientes de diabetes (pode haver adição de açúcar em sua composição)
- Gestantes e lactantes – O quinino pode agir negativamente para a mãe e a criança.
- Crianças pequenas
Leia também: Refrigerante zero é low carb? Saiba se a bebida é liberada
Além disso, vale ressaltar que a bebida não é um remédio. Portanto, Portanto, não deve ser consumida como medicação – e nem como substituta de algum medicamento.
Apesar dos possíveis benefícios do seu consumo, ela deve ser ingerida sem exagero. Afinal, é um produto industrializado e que pode conter adição de conservantes e químicos diversos. Ainda, o consumo de água mineral deve ser priorizado no dia a dia.
Leia mais: O que acontece quando não bebemos água suficiente