Água morna com mel (em jejum) emagrece? Para que serve?
Que alguns alimentos e combinações podem trazer benefícios para a saúde, você provavelmente já sabe. Mas a água morna com mel ainda é uma receita pouco conhecida. Seus defensores dizem que o líquido, quando bebido pela manhã e em jejum, pode emagrecer, aliviar incômodos gastrointestinais, melhorar a respiração e até aumentar a imunidade. Mas será que tudo isso é verdade? Entenda:
Água morna com mel emagrece?
Infelizmente, isso não é verdade. Na verdade, nenhum alimento, sozinho, é capaz de nos fazer emagrecer ou engordar. O que conta, mesmo, é um plano alimentar bem elaborado, com ingredientes naturais e menos processados, combinado com o sono adequado e com uma rotina de exercícios físicos bem orientados.
Assim, o déficit calórico é atingido (ou seja, você come menos calorias do que gasta diariamente) e os quilinhos na balança diminuem de forma saudável.
Além disso, não existem evidências científicas que mostrem que a combinação de água morna com mel ajuda a perder peso. Aliás, o consumo excessivo de mel está relacionado ao ganho de peso, ao diabetes e à cárie dentária. Sem contar que há uma quantidade significativa de frutose no mel, açúcar conhecido por causar inchaço.
Leia também: Mel congelado, tendência do TikTok, pode causar diarreia e dores no estômago
Água morna com mel alivia desconfortos gastrointestinais?
Depende. Isso porque se você ingerir o mel em quantidades adequadas, pode obter alguns benefícios com relação ao funcionamento do intestino — uma vez que o alimento é rico em probióticos.
Ademais, há indícios de que o ingrediente ajuda a amenizar os sintomas incômodos da úlcera: dor e sensação de queimação na região superior do abdômen, vômitos e mais.
Contudo, ele também pode gerar gases, inchaço, cólica abdominal e até diarreia se você exagerar na dose (o mais indicado é não passar de uma colher de sopa por dia).
Água morna com mel reforça a saúde das vias respiratórias?
A receita não é milagrosa: não é capaz de curar uma gripe ou um resfriado, por exemplo. Contudo, a água morna pode trazer aquela sensação reconfortante que nos ajuda a lidar melhor com sintomas como tosse e garganta seca (da mesma forma que o chá).
Por fim, o mel conta com propriedades antibacterianas, o que também pode ser de grande ajuda para quem está doente.
Leia também: Afinal, mel é melhor que açúcar?
Água morna com mel fortalece a imunidade?
Um corpo hidratado é um corpo mais saudável — vantagem garantida pela água. Ainda, o mel contém diversas vitaminas, muitos minerais (potássio, magnésio, cálcio, ferro, cobre e mais) e antioxidantes. Sendo assim, a ação protetora do sistema imunológico é fortalecida (mas não substitui uma alimentação equilibrada, viu?).
Precauções
Entretanto, é sempre bom lembrar:
- O mel é contraindicado para crianças menores de três anos;
- Não substitua o seu café da manhã pela receita;
- Do mesmo modo, não troque uma visita ao médico e nem os medicamentos prescritos por ele pela combinação;
- Certifique-se de que o mel seja puro e orgânico, sem adição de açúcares ou outros ingredientes químicos.
Leia também: Mel com canela: Remédio para tudo ou lenda urbana?
Como fazer e tomar
Esquente um copo pequeno de água, mas não deixe a temperatura atingir mais de 40°C (pois, assim, a composição do mel pode mudar). O ideal é que você consiga colocar o dedo no líquido sem se queimar. Em seguida, adicione uma colher de chá de mel, misture bem e beba.