Está com acne na vida adulta? Sua dieta pode ser culpada

Alimentação Beleza
31 de Janeiro, 2020
Está com acne na vida adulta? Sua dieta pode ser culpada

Acne é uma condição inflamatória comum da pele, e tem uma variedade de fatores agravantes em pessoas de todas as idades. Para a maioria das pessoas, a acne foi um problema durante a adolescência. Entretanto, não é raro sofrer com esse problema na vida adulta – e a razão para isso pode ser sua dieta

Uma em cada 10 pessoa sofre de acne, tornando esse problema de pele a oitava doença mais comum no mundo, de acordo com pesquisas do Jornal Britânico de Dermatologia. 
Mas, assim como a dieta pode ser o problema causador da acne, pode também ser a solução.

Nossa pele é maior órgão do corpo e, muitas vezes, é a primeira parte a demonstrar problemas, por exemplo, causados por desbalanço hormonal ou deficiência nutricional. 

Além disso, é importante ressaltar que muitos alimentos que ingerimos são cheios de químicos adicionados no processo industrial. Isso pode, entre outros efeitos, causar acne. 

O que comer para evitar a acne na vida adulta 

Alimentos ricos em ômega-3 

O ômega-3 é não apenas uma gordura boa, mas uma fonte de anti-inflamatórios naturais. Assim, suas propriedades ajudam a “acalmar” a pele.

Fibras

Fontes de fibras, especialmente frutas, vegetais e legumes, preferencialmente orgânicos, são excelentes adições à dieta, pois aliviam efeitos de acne e ajudam na liberação de toxinas do corpo. 

As melhores opções desses alimentos são: 

Leia mais: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes

Probióticos

Alimentos probióticos são excelentes para a saúde do intestino e, consequentemente, para a saúde da pele. Assim, evitam inflamações e irritação na flora intestinal. Boas opções são: aspargo, abacaxi, alho, cebola, kimchi e gengibre.

Zinco

O zinco é um dos sais minerais mais importantes para o organismo e, entre seus muitos benefícios, um deles é ajudar na prevenção de inflamações na pele. A princípio, o mineral é usualmente encontrado em alimentos ricos em proteína vegetal, como a lentilha e o feijão.

O que evitar

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental