Abútua: Conheça a planta medicinal

Alimentação
07 de Outubro, 2020
Abútua: Conheça a planta medicinal

A abútua é uma planta encontrada na Mata Atlântica, mais conhecida por suas propriedades medicinais. Ela é também chamada de baga da praia, batata brava, butiá e demais nomes. Dela nasce uma fruta de cor roxa e de polpa vermelha, mas é a sua raiz e o seu caule que são usados como remédios naturais.

Benefícios da abútua

Combate dores no corpo

Devido ao seu efeito analgésico, combate dores, como cólicas, dores de cabeça e enxaquecas, bem como dores nas costas. No entanto, é preciso consultar um médico antes de fazer seu uso, pois a planta pode ser tóxica se consumida em excesso.

Previne a retenção de líquido

Além de ser analgésica, é diurética, ou seja, auxilia na liberação de água e toxinas pela urina. Dessa forma, não apenas previne a retenção hídrica, mas também contribui com a saúde cardiovascular. Ela ainda pode prevenir cistites, infecções urinária, a formação de cálculos renais e irritações na via urinária.

Leia mais: Por que temos retenção de líquidos e como evitá-la?

Ajuda na digestão

O chá de abútua também é conhecido por ajudar na digestão, além de prevenir problemas no estômago e no fígado. Ainda, facilita o trânsito intestinal, prevenindo a constipação (prisão de ventre) e sua consequente sensação de inchaço e ganho de peso.

Combate a febre

A febre consiste no aumento temporário da temperatura do corpo como efeito colateral de alguma doença – pode ser gripe, um resfriado ou diversas outras condições. Dessa forma, a abútua atua como um antitérmico natural e ajuda no controle da temperatura corporal.

Efeitos colaterais da abútua e quem deve evitar seu uso

  • Possíveis efeitos colaterais: taquicardia (aumento da frequência cardíaca), taquipnéia (respiração acelerada), arritmia (alteração nos batimentos do coração) e possível toxicidade
  • Gestantes – possível efeito abortivo
  • Lactantes (mulheres em fase de amamentação)
  • Crianças com menos de 10 anos de idade

Como fazer o chá de abútua

O chá pode ser feito de suas folhas ou de seu caule (2g por xícara). Junto com água fervente, a bebida demora apenas alguns minutos para ficar pronta.

Leia também: Chá de quebra pedra: Benefícios da bebida

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental