Abacate: Benefícios, vitaminas e como incluir no prato
Há quem encare o abacate como inimigo das dietas, isso por conta de seu alto valor calórico: são cerca de 350 calorias em uma unidade pequena. Mas, a verdade é que ele pode ser um grande aliado da alimentação saudável – e pode ajudar quem deseja perder uns quilinhos. Mas, você conhece os benefícios do abacate?
“O abacate é uma das frutas que mais se destaca por sua qualidade nutricional. Portanto, é rico em gordura insaturada, que atua como coadjuvante na redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos, por exemplo”, aponta Adriana Stavro, nutricionista e membro da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN).
Assim, um abacate pequeno com 150 gramas de polpa fornece:
- 240 calorias
- 22 gramas de gorduras
- 13 gramas de carboidratos
- 3 gramas de proteínas
- Por fim, 10 gramas de fibras
Abacate e avocado são a mesma coisa?
“Embora sejam da mesma família, abacate e avocado são frutas diferentes e têm características específicas. Assim, o avocado é bem menor que o abacate, além de ter a casca mais grossa e bem mais escura”, lista Adriana Stavro. Mas, o avocado, muito comum em outros países, tornou-se um grande queridinho porque tem 10% menos calorias que o abacate normal. Além disso, é mais nutritivo e chega a ter duas vezes mais potássio que a banana. Portanto, tem ainda mais fibras, vitaminas E e B6, gordura saudável e menor teor de água – o que torna sua polpa mais consistente que a versão comum.
Leia também: 7 benefícios do cranberry
Veja abaixo outras vantagens que, certamente, vão convencer você a incluir o abacate no seu dia a dia:
Abacate: Benefícios e vitaminas que valem a pena conhecer
Mix de vitaminas
No abacate, encontramos uma coletânea incrível de nutrientes. São grandes quantidades de vitaminas A, B, D e E, minerais, proteínas e fibras. Além disso, contém ácidos graxos do tipo ômega, fitoesteróis, tocoferóis e esqualeno, que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares.
“Contudo, vale destacar que o fitoesterol é uma substância que ajuda a inibir a absorção do colesterol ruim sem afetar os níveis de HDL, o colesterol bom. No caso do β-sitosterol, principal fitoesterol presente no abacate, o efeito benéfico é sentido na imunidade. Ele contribui ainda para o tratamento de doenças como câncer e infecções”, detalha Adriana.
Dessa forma, é fonte de um carotenoide chamado luteína, que ajuda a proteger contra o câncer de próstata e doenças oculares, entre elas a catarata.
Fibras e gorduras do bem
Para quem está planejando uma dieta, a boa notícia é que o abacate é rico em ácidos graxos. Mas, especialmente os ômegas 6, 7 e 9. Ao equilibrar o organismo, eles ajudam na perda de gordura. Já componentes como fibras, fitoesteróis e ácido oleico aumentam a sensação de saciedade, reduzem a compulsão alimentar e diminuem o acúmulo de gordura na região abdominal.
No entanto, se a intenção é afinar a silhueta, é preciso ficar alerta à quantidade consumida. “Por dia, o indicado é ingerir, no máximo, 100 gramas da fruta, o equivalente a ¼ de um abacate normal ou 1 avocado pequeno”, recomenda a nutricionista.
Antioxidantes e potássio
Outros nutrientes interessantes presentes no abacate são os antioxidantes, que contribuem para o bom funcionamento do cérebro. Com isso, previnem os efeitos causados pelos radicais livres, ou seja, podem ajudar a manter a pele mais saudável e jovem.
Já no caso do potássio, o benefício aparece na hora dos treinos. Pois, esse é um elemento importante para regular a atividade muscular.
Abacate: benefícios que turbinam o cérebro
A presença das gorduras benéficas e de antioxidantes no abacate promove o bom funcionamento cerebral. Dessa forma, destacam-se a luteína (carotenóide) e o ômega 3, importantes para otimizar a memória, por estimularem a renovação das células cerebrais.
E o azeite de abacate?
O azeite de abacate é um ingrediente relativamente novo no mercado brasileiro. Mas, já apresenta benefícios comprovados. Assim, ele apresenta duas vezes mais fitosteróis que o azeite de oliva. Ou seja, substância que atua nos níveis do colesterol, e é uma ótima fonte de gorduras boas.
Em uma pesquisa conduzida pela nutricionista brasileira Cibele Furlan, desenvolvida na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp e concluída na Universidade de Lund, Suécia, foi descoberto que o ingrediente, embora também composto por gordura, é capaz de trazer benefícios ao organismo – como a diminuição do colesterol – imediatamente após sua ingestão.
Receitas com abacate
Guacamole
Ingredientes
- Abacate brasileiro médio (ou 4 avocados)
- Tomate grande sem sementes
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho bem socados
- Além disso, 1 maço de coentro
- 1 pimenta malagueta sem sementes
- Suco de 1 limão grande
- Azeite extra-virgem e sal a gosto
Modo de preparo
Amasse o abacate com um garfo. Então, misture os ingredientes até obter a consistência de um purê.
Salada Tropical
Ingredientes
- Folhas de rúcula e alface
- 1/2 abacate médio maduro (ou 2 avocados)
- 2 tomates
- 1 cebola picada em cubinhos (opcional)
- Suco de 1 limão
- Por fim, azeite, sal, pimenta, coentro e salsinha a gosto
Modo de preparo
Lave as folhas de rúcula e alface. Corte os tomates, a cebola e o abacate em cubos. Pique bem o coentro e a salsinha. Mas, arrume tudo em uma travessa e tempere com limão, azeite, sal e pimenta. Então, decore com fatias finas de limão.
Smoothie de abacate
Ingredientes
- 1/4 xíc. (chá) de leite de amêndoa
- 1 abacate descascado, sem caroço e cortada
- 1 banana pequena cortada
- 1/4 xíc. (chá) de gelo
- 1 col. (sopa) de mel (opcional)
Modo de fazer
Por fim, no liquidificador, coloque todos os ingredientes e use a função pulsar até obter a consistência de sua preferência.
Leia também: As frutas mais saudáveis para colocar na dieta