4ª onda: Testei positivo para Covid. Quando tempo devo fazer isolamento?

Saúde
02 de Junho, 2022
4ª onda: Testei positivo para Covid. Quando tempo devo fazer isolamento?

O Brasil voltou a registrar um aumento nos números de Covid-19 após a flexibilização das medidas de prevenção contra o coronavírus. Como consequência, autoridades na área de saúde investigam se estamos diante de uma 4ª onda da pandemia. Dessa forma, cidades como São Paulo, por exemplo, já voltaram a recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados.

Além do uso das máscaras, as boas e velhas medidas de prevenção contra o coronavírus devem continuar, como lavar as mãos e evitar aglomerações. No entanto, se mesmo assim você se infectar, é fundamental respeitar o tempo de quarentena, evitando assim possíveis transmissões do vírus. Mas afinal, quantos dias devo ficar em isolamento? Entenda.

Brasil está vivendo 4ª onda da pandemia?

O aumento dos casos de coronavírus em todas as regiões do Brasil traz à tona a possibilidade de vivermos a 4ª onda da Covid-19 no país. Um dos dados que evidenciam isso é do boletim InfoGripe Fiocruz, divulgado no dia 26 de maio, em que “48% das ocorrências de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) registradas nas últimas quatro semanas são em função da Covid-19”, conforme relata o documento.

Na mesma semana, a epidemiologista Ethel Maciel concedeu uma entrevista à rádio CBN, em que afirmou que o Brasil tem indícios significativos para ingressar em uma nova onda da doença. A quarta fase da enfermidade já foi decretada na Argentina, por exemplo.

De acordo com a especialista, o cenário brasileiro está mais positivo quando comparado a fases anteriores da doença. Todavia, a cobertura vacinal continua desigual entre as regiões do país. Além disso, há também a evidência de que a taxa de transmissão – conhecida como Rt – ficou acima de 1. O número não apresentava esse acréscimo desde fevereiro que, consequentemente, indicava uma estabilidade da doença uma vez que ele significa que o contágio está acontecendo de uma única pessoa para outra.

Agora, com o aumento do Rt, o que acontece é que um indivíduo infectado pode acabar levando à contaminação de mais de um. Portanto, o objetivo é fazer com que esta taxa reduza para manter a estabilidade dentro do país.

Testei positivo. Quanto tempo devo ficar em isolamento?

As regras sobre o período de quarentena mudaram no início de 2022. Desde então, de acordo com o Ministério da Saúde, a quarentena passou de dez para sete dias de isolamento.

Dessa forma, se no quinto dia o paciente estiver sem sintomas respiratórios ou febre e não tiver feito o uso de medicamentos nas últimas 24 horas, ele poderá realizar uma nova testagem. Caso o resultado seja negativo, o isolamento pode ser encerrado. Com o resultado positivo, a quarentena permanece até o décimo dia.

Além disso, o Ministério da Saúde recomenda a todos que forem liberados da quarentena a utilização de máscaras do tipo N95 ou PFF2, bem como evitar aglomerações e não realizar viagens até o décimo dia após o diagnóstico da doença. Ainda de acordo com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), o ideal mesmo é que os infectados cumpram de dez a 14 dias em isolamento.

Período de quarentena: saiba mais

Para evitar possíveis dúvidas causadas pela mudança no tempo de quarentena, confira quantos dias de isolamento você deverá fazer de acordo com os sintomas:

  • Cinco dias de isolamento: o período vale para pessoas sem sintomas respiratórios, sem febre, que não tenham feito uso de antitérmicos nas 24 horas anteriores e que apresentem resultado negativo de teste para covid-19 no 5° dia a partir do início dos sintomas. Caso esse não seja o caso do paciente, ele não deve deixar a quarentena;
  • Sete dias de isolamento: o período vale para pacientes sem sintomas respiratórios, sem febre, que não tenham feito uso de antitérmicos nas 24 horas anteriores e que não tenham se testado no quinto dia. Nesse caso, não é preciso fazer exame para sair do isolamento. Caso o paciente tenha sintomas leves, ele pode fazer um teste e deixar a quarentena se o resultado for negativo. Se esse não for o caso, ele deve permanecer em isolamento;
  • Dez dias de isolamento: o período vale para pacientes que tenham apresentado resultado positivo para covid-19 no quinto ou sétimo dia de isolamento. Nesse caso, a pessoa sem sintomas respiratórios pode deixar a quarentena, sem necessidade de novo teste.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas